Sarcoma Vs. Adenocarcinoma Em Gatos

Autor: | Ultima Atualização:

"Desde que eu sou castrado, minhas chances de câncer mamário, um adenocarcinoma, são muito baixas".

Se seu veterinário lhe disser que Kitty tem sarcoma ou adenocarcinoma, não é bom notícia. Ambos são tipos de tumores cancerígenos, mas encontrados em diferentes partes do corpo. O prognóstico do seu gato depende de vários fatores, incluindo se o câncer se espalhou.

Câncer

Tanto os sarcomas (também conhecidos como fibrossarcomas) quanto os adenocarcinomas podem afetar os felinos, mas de maneiras diferentes. Os sarcomas infiltram os tecidos moles, incluindo músculo, cartilagem, tendões, tecidos fibrosos e gordura. A pele é seu alvo primário, com os sarcomas geralmente bastante agressivos localmente. Os adenocarcinomas, por outro lado, afetam as glândulas e órgãos e são sistemicamente agressivos.

Sarcoma

A maioria dos gatos diagnosticados com sarcomas apresentou esse tipo de câncer devido a uma reação a uma vacina. Embora não seja incomum que o local da injeção aumente um pouco após a injeção, a área não deve permanecer inchada. Se depois de três meses, um nódulo persistir, ficar maior ou o tamanho de uma azeitona ou maior, leve seu gato ao veterinário para um exame. De acordo com o Vetstreet.com, aproximadamente 1 a 2 em cada 10.000 gatos vacinados desenvolvem este tumor relacionado à vacina. Essas são probabilidades muito baixas - o risco de o seu gato sofrer uma doença porque não o vacinou é muito maior. O tratamento inclui a remoção cirúrgica do tumor, seguida de radiação e quimioterapia. A fim de reduzir o número de sarcomas relacionados à vacina, as principais organizações veterinárias nacionais desenvolveram diretrizes para locais de injeção de vacina e frequência de inoculação. As vacinas contra a raiva e a leucemia felina são os culpados mais comuns no sarcoma associado à vacina.

Adenocarcinoma em órgãos

Ao contrário dos sarcomas, os adenocarcinomas não estão relacionados à vacinação. Os tumores de adenocarcinoma freqüentemente aparecem no sistema gastrointestinal de um gato, mas outras áreas comuns incluem os pulmões e o pâncreas. De acordo com o Centro de Câncer Veterinário de Connecticut, é importante remover o tumor mesmo se ele for metastático ou se espalhar para outras áreas, pois os gatos tratados cirurgicamente vivem mais. O centro também recomenda a quimioterapia para o paciente.

Adenocarcinoma glandular

O adenocarcinoma glandular geralmente aparece nas glândulas salivares, onde rapidamente metastatiza para outras áreas do corpo. Outro tipo de adenocarcinoma afeta as gatas: o câncer de glândula mamária. Nos gatos, o câncer de glândula mamária é o equivalente ao câncer de mama em mulheres. Se o seu gato é esterilizado, as chances de desenvolver câncer de mama são extremamente baixas, desde que ela tenha sido esterilizada antes dos 2 anos de idade.

Prognosis

Se o seu veterinário diagnosticar um sarcoma antes de se tornar invasivo, seu gato pode ter um bom prognóstico. Tiros de raiva são dados na perna direita traseira, enquanto vacinas de leucemia felina são injetadas na perna esquerda traseira; Se o seu gato desenvolver um sarcoma de vacinação em qualquer local, a amputação da perna pode salvar sua vida. O prognóstico para a maioria dos pacientes com adenocarcinoma com base em órgãos não é favorável porque esses tumores malignos de crescimento rápido metastatizam. Se for tratado de adenocarcinoma com base em órgão, seu gato poderá ter uma boa qualidade de vida por um ano ou mais. Se um adenocarcinoma mamário é encontrado precocemente, antes de se espalhar, seu gato pode viver por anos após a remoção cirúrgica do tumor.