Samoyeds E Bloat

Autor: | Ultima Atualização:

Proteja seu Samoieda contra o inchaço aprendendo as causas e os sinais de alerta.

A maioria dos donos de animais de estimação já ouviu falar que o câncer é um assassino comum de cães - na verdade, estima-se que um percentual de cachorros 42 morra de câncer. O que você pode não saber, no entanto, é que algo aparentemente inócuo como o ar aprisionado no estômago de seu animal de estimação pode causar morte rápida. É uma condição conhecida como inchaço ou volvo de dilatação gástrica. A taxa de mortalidade por inchaço está próxima de 50 por cento, tornando a consciência desta condição uma necessidade para os donos de cães. Samoyeds estão entre as raças consideradas mais em risco de inchar.

O que é o Bloat?

Inchaço tem duas fases. O primeiro é o aumento do estômago (conhecido como dilatação) devido a gases e fluidos. A segunda fase é a torção do estômago (conhecida como "torção" se a torção for menor que 180 graus ou "volvulus" se for mais). Essa torção resulta em deslocamento e fechamento de ambas as extremidades do estômago, prendendo o conteúdo e criando um risco potencial de risco de vida à medida que o conteúdo do estômago fermenta e incha, interferindo na circulação sangüínea do seu cão. Seu animal de estimação é incapaz de aliviar essa pressão. A torção ou o vólvulo causam fechamento na junção gastroesofágica, evitando o alívio oral (arrotos e vômitos); um fechamento semelhante no piloro impede que o conteúdo do estômago saia pelo intestino. A situação piora rapidamente, causando choque, septicemia, arritmias cardíacas, perfuração do estômago, peritonite e, se não for tratada a tempo, a morte.

Sintomas de inchaço

Se o seu cão está com inchaço, a gravidade dos sintomas pode não corresponder à urgência da condição - por isso, fique atento ao que deve ser observado para que você possa tomar medidas rápidas, se necessário. Vômito ofegante, babando, improdutivo e a aparência de desconforto são indicadores de que algo está errado e seu animal de estimação precisa de ajuda imediata. Dificuldade em andar e costas arqueadas também podem se apresentar, dependendo da rapidez com que a condição progride. O estômago do seu cão pode aparecer distendido (mas não pode) e pode ser macio e apertado e fazer um som de tambor quando tocado. Se o seu Samoieda tiver algum destes sintomas e você suspeitar de inchaço, procure um veterinário imediatamente. Não espere para ver se os sintomas passam por conta própria.

Causas Potenciais

A anatomia de um cão e a história da família podem predispô-lo a inchar, e é por isso que os cães de peito grande com parentes que tiveram inchaço correm mais riscos. Os tumores estomacais podem desencadear o inchaço, assim como um piloro estreitado, que é a conexão entre o estômago e o intestino delgado. Pode retardar o esvaziamento gástrico e aumentar a chance de ar e gás ficarem presos no estômago. Cães com temperamentos sensíveis, como aqueles sujeitos a estresse e medo, também são mais propensos, provavelmente devido ao excesso de respiração ofegante, que pode trazer ar para o estômago. Comer alimentos muito rapidamente, assim como comer em uma tigela elevada ou em uma superfície elevada, também cria risco.

Tratamento

O inchaço não é tratável em casa; requer cuidados profissionais urgentes. Se a torção do estômago ainda não ocorreu, o veterinário do seu cão irá inserir um tubo de plástico através da boca do cão e no estômago, resultando em uma liberação do conteúdo gástrico através do tubo. O estômago é então lavado e seu cão é nutrido por fluidos IV por um ou dois dias antes que a alimentação oral seja reintroduzida. Se ocorrer volvo, seu veterinário deve realizar uma cirurgia de emergência para reposicionar o estômago e remover qualquer tecido necrosado, como no estômago ou no baço.

Prevenção

O tratamento não cirúrgico do inchaço acarreta uma taxa de recorrência de 70 por cento. Minimize este risco, tomando medidas para proteger o seu Samoieda. Se você alimentá-lo apenas uma vez por dia e ele engolir sua comida, considere mudar sua rotina de refeição para várias pequenas refeições, para que ele tenha menos chances de esticar seu estômago. Compre um prato de comida de "prevenção de inchaço", que contém seções de plástico levantadas na bacia que forçam o cão a desacelerar enquanto come. Alternativamente, tente colocar uma pedra grande ou uma bola de tênis no prato do seu cachorro para obter o mesmo efeito.

Nunca coloque tigelas de comida e água em uma superfície elevada. Não exercite seu animal de estimação vigorosamente imediatamente antes ou depois de alimentá-lo, e não deixe que ele beba grandes quantidades de água de uma só vez. Evite a comida de cachorro seco que lista gordura como um dos quatro primeiros ingredientes ou que contém ácido cítrico. Pergunte sobre a cirurgia do estômago, que alguns veterinários realizam como parte do tratamento durante um episódio de inchaço: O veterinário prende o estômago à caixa torácica, de modo que não pode torcer se o cão inchar novamente. Alguns donos de animais de estimação fazem essa cirurgia como medida preventiva, ao mesmo tempo em que seu cão é esterilizado ou esterilizado.