Materiais Da Superfície Da Pista De Atletismo

Autor: | Ultima Atualização:

As melhores superfícies das pistas são duradouras e reduzem o risco de lesões.

As superfícies das pistas de corrida são fornecidas em materiais naturais e artificiais. As superfícies também variam em durabilidade, requisitos de manutenção e custo. Apesar de muitos recordes impressionantes terem sido feitos em pistas de concreto ao longo da história, hoje em dia a maioria das faixas são feitas com materiais de alta tecnologia e são projetadas para provocar tempos de corrida rápidos. É raro ver alguém competir em pistas de grama, argila ou concreto, mas essas superfícies não precisam ser evitadas, pois são mais fáceis para o corpo do que as superfícies sintéticas mais populares. Ao variar as superfícies, você pode reduzir o risco de lesões.

Superfícies Naturais

Antes da década de 1960, as trilhas externas eram feitas principalmente de argila, concreto, terra, areia ou grama. Embora essas superfícies não sejam conhecidas por ajudar os corredores a produzir seus tempos mais rápidos, os materiais macios são mais fáceis nos corpos dos corredores do que os materiais mais modernos. O problema com as pistas naturais, além de produzir tempos de corrida mais lentos nos atletas, é que elas são difíceis de manter. Eles são facilmente afetados pelo clima, e material novo deve ser trazido quando a chuva ou o vento erodem a superfície. Quando isso acontece, a pista também deve estar nivelada e as pistas marcadas. Se as trilhas naturais não forem mantidas bem, a superfície se torna irregular, o que pode ser perigoso para corredores.

Asfalto

O asfalto é frequentemente usado como base para pistas de corrida, mas também é usado como material de superfície. A maioria das pistas de asfalto é misturada com borracha ou outros materiais. Uma desvantagem dos trilhos de asfalto é que eles não toleram picos bem, então a maioria dos corredores vai optar por usar um sapato de cross-country com tachas de borracha no fundo quando estiver no asfalto. Outro problema com asfalto é que fica mais difícil ao longo do tempo e pode desenvolver rachaduras à medida que envelhece. No geral, o asfalto é considerado um bom material de superfície para trilhos, pois dura muito pouco e é difícil o suficiente para permitir que os atletas corram rápido.

Trilhas para todos os climas

Trilhas para todos os climas são feitas de superfícies de borracha ou látex que geralmente cobrem concreto ou asfalto. Essas superfícies são geralmente mais caras do que outros tipos de materiais usados ​​para construir pistas de corrida. Uma das muitas vantagens das pistas para todos os climas é que elas são resistentes a spikes, permitindo que corredores, especialmente velocistas, usem picos mais longos. Estas superfícies são geralmente feitas de borracha, tartã ou Mondo - um material antideslizante, semelhante a um carpete, usado frequentemente em pistas internas. Como o nome indica, todas as faixas de tempo são duráveis ​​e não são facilmente afetadas pelo clima, nem mesmo com temperaturas quentes ou com chuva.

Poliuretano

O poliuretano é considerado o material de superfície de pista mais duradouro disponível. Geralmente custa mais para instalar do que outras superfícies de pista, mas uma vez instalado, requer pouca manutenção ou reparo. Ele é projetado para otimizar a corrida rápida, diminuindo o risco de lesões relacionadas à corrida, como fraturas por estresse e músculos arrancados. O material de poliuretano mais caro é freqüentemente usado para eventos de pista de elite e olímpicos. Algumas pegadas de poliuretano são até amigas do ambiente, usando materiais reciclados

Escolha sabiamente

Correr na mesma direção em qualquer pista coloca mais pressão em um lado do corpo, então, quando possível, mude de direção. Objetivo de executar uma quantidade igual de tempo em cada direção. Para corredores iniciantes, limite seu treinamento em todas as faixas a não mais do que uma ou duas vezes por semana para reduzir o risco de lesões ao mínimo. Quando você está treinando para uma corrida, tenha em mente que diferentes superfícies de corrida trabalham com diferentes músculos. Certifique-se de fazer a maior parte do seu treinamento em uma superfície similar à sua corrida, mas adicione uma dose de variedade para manter sua corrida interessante, excitante e fresca.