Resultados De Demasiado Selênio

Autor: | Ultima Atualização:

Você pode facilmente overdose de suplementos de selênio se você não for cuidadoso

O selênio é um potente antioxidante que protege todas as células do seu corpo. Antioxidantes, como o selênio, neutralizam os radicais livres prejudiciais que destroem as células normalmente saudáveis ​​e aumentam o risco de doenças. Mesmo que você precise de selênio para manter seu corpo em forma de ponta, muito pode ser tóxico. Se estiver a tomar um suplemento de selénio, ou mesmo um multivitamínico diário, informe o seu médico

Níveis Tóxicos

Pode administrar com segurança até 400 microgramas de selénio por dia, que é o nível máximo de ingestão tolerável estabelecido, ou UL, para este mineral, segundo o Instituto Linus Pauling. Embora seja improvável que você atinja esse nível apenas com sua dieta, você pode exceder esse valor ao tomar suplementos sem prescrição médica. Quer você consuma uma dose grande de uma só vez ou exceda continuamente sua recomendação por um período de tempo, o excesso de selênio pode ser extremamente tóxico.

Efeitos físicos

A toxicidade do selênio é conhecida como selenose. Alguns dos primeiros sinais de alerta desta condição são sintomas físicos. No começo, seu cabelo fica quebradiço e pode cair em grumos. Suas unhas também podem parecer brancas e manchadas e quebrar facilmente. Como a selenose progride, você provavelmente terá mau hálito que imita o odor do alho. Em casos graves, manchas vermelhas brilhantes podem se formar em todo o corpo, o que pode ou não estar coçando.

Problemas internos

Alguns dos resultados da selenose podem não ser tão óbvios. Por exemplo, muito selênio provoca fadiga e irritabilidade, que são sintomas que estão ligados a muitas condições, incluindo o seu ciclo mensal. Selênio excessivo afeta o trato digestivo, possivelmente causando cólicas abdominais, diarréia, inchaço ou constipação. Em casos mais graves, a selenose afeta o sistema nervoso central. Você pode experimentar um equilíbrio ruim, uma incapacidade de se concentrar ou dormência e formigamento em seus membros. Se não for tratada, a toxicidade do selênio pode ser fatal

Dose adequada e fontes de alimento

A partir dos 14 anos e durante toda a vida adulta, homens e mulheres precisam de 55 microgramas de selênio por dia. Durante certos estágios, as mulheres podem precisar ainda mais. Enquanto você está grávida, sua recomendação vai até 60 microgramas. Se você amamentar depois que o seu bebê nascer, precisará de 70 microgramas de selênio, informa o Escritório de Suplementos Dietéticos. Camarão, caranguejo, salmão, alabote e carne de porco fornecem entre 30 e 40 microgramas por porção de 3 onças. Algumas variedades de macarrão enriquecido têm quase 40 microgramas por porção cozida de 1 xícara, o pão integral oferece cerca de 12 microgramas por fatia e o arroz integral tem quase 20 microgramas de selênio por porção cozida de 1 xícara.

A Exceção

A maioria dos alimentos tem níveis moderados de selênio, no entanto, há uma exceção. Limite as castanhas do Brasil em sua dieta, pois elas têm mais de 540 microgramas de selênio em apenas seis grãos. Você pode inadvertidamente consumir quantidades excessivas de selênio se não medir sua dose antes do tempo.