As Responsabilidades De Um Hematologista

Autor: | Ultima Atualização:

Hematologistas trabalham com sangue.

Hematologia, um ramo da medicina interna, concentra-se em todas as coisas relacionadas ao sangue, desde o estudo da fisiologia do sangue até o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças do sangue. Geralmente, são necessários mais de 10 anos para completar os requisitos educacionais necessários para se tornar um hematologista, incluindo a faculdade de medicina, o treinamento de pós-graduação, a certificação do conselho e o estudo especializado no campo da hematologia. Os hematologistas podem abrir suas próprias práticas privadas, participar de uma prática maior, trabalhar com outros médicos ou trabalhar em hospitais, laboratórios e outros estabelecimentos de saúde.

Um tiro no braço

A maioria dos pacientes encontra um hematologista através de um encaminhamento de seus médicos. médico de família, quando os sintomas e os testes gerais de diagnóstico indicam um problema subjacente no sangue. O hematologista se reúne com um paciente, realiza um exame básico e faz várias perguntas sobre sintomas, comportamento, dieta e qualquer outra informação que ajude a diagnosticar o problema. Ela também pode coletar amostras de sangue para testar as contagens de glóbulos vermelhos e brancos e a capacidade de coagulação e procurar por quaisquer anormalidades que indiquem a presença de uma doença relacionada ao sangue, como anemia, hemofilia ou qualquer tipo de câncer hematológico. Se os sintomas e exames de sangue iniciais indicarem problemas mais sérios, ela também agendará outros testes que podem incluir biópsias de medula óssea ou linfonodo.

Exame de sangue

A avaliação é a próxima fase do tratamento. O hematologista estuda o histórico médico do paciente, fornecido pelo médico de família, e realiza uma bateria de testes nas amostras de sangue coletadas para determinar a necessidade de mais testes e para formar um diagnóstico inicial. No laboratório, o hematologista usa microscópios, centrífugas, hemocitômetros, sistemas manuais ou automatizados de distribuição de líquidos e outros equipamentos de laboratório para analisar amostras de sangue e biópsias.

Mapeando-o

Uma vez diagnosticado, o hematologista cria um tratamento plano, trabalhando em estreita colaboração com o paciente, médico de família e quaisquer outros especialistas ou cirurgiões necessários. O tipo de tratamento prescrito depende do diagnóstico. Em alguns casos, uma mudança na dieta ou terapia medicamentosa pode eliminar o problema. Em casos mais graves, transfusões, transplantes de medula óssea, cirurgia, quimioterapia, radioterapia e outros procedimentos extensos são necessários para tratar doenças sanguíneas agudas e crônicas, como leucemia, mieloma múltiplo e trombose venosa. O hematologista se reúne regularmente com o paciente para explicar o diagnóstico, recomendar opções de tratamento, discutir o procedimento, esclarecer dúvidas e ajudar a orientar o paciente durante o processo de tratamento.

Guia de Estudo

Para hematologistas, educação e treinamento nunca saem de moda . Eles devem completar regularmente os requisitos de educação continuada e licenciamento, que variam de acordo com o estado. Os hematologistas participam regularmente de seminários e workshops e participam de programas de treinamento focados para aprender sobre novos desenvolvimentos, técnicas e equipamentos relacionados à hematologia.