Criando Um Gato Cego

Autor: | Ultima Atualização:

O olfato de Kitty ajuda a compensar a cegueira

Os gatos são criaturas resilientes. Se o seu gatinho nasceu cego, a sua atenção e os cuidados especiais são tudo o que é necessário para ajudar o seu príncipe ou princesa peludo. A cegueira não precisa impedir seu gatinho de viver uma vida plena, feliz e aventureira.

Leia o que significa para seu amigo felino ser cego. Os gatos possuem um olfato muito distinto. Seu senso de audição é superior ao de suas contrapartes humanas. Esses dois sentidos importantes significam que um gato cego ainda pode viver muito bem seus dias e pode se ajustar à cegueira, portanto não se engane: se você escolher adotar um gatinho cego e criá-lo, isso não significa que sua falta de cegueira impedi-la de ter uma vida mais perfeita. O nariz de um gato é parte integrante de seu mundo sensorial. São 19 milhões de células que ajudam a detectar vários odores. Por perspectiva, o nariz humano tem cerca de 5 milhões de células. Os bigodes de Kitty ajudam com seu senso de equilíbrio e localização. Os gatinhos cegos podem ser muito aventureiros e adoram explorar o mundo como os gatinhos que podem ver.

Organize uma estação de alimentação e água para o seu precioso felino peludo. Seu posto de alimentação precisa ficar em uma área dedicada. O mesmo vale para sua caixa de areia. Quando você introduzi-la em sua nova casa, mostre a ela onde sua caixa de areia está gentilmente colocando-a nela. Mostre-lhe onde estão a comida e a tigela de água. Você pode fazer isso colocando-a na frente deles e deixando-a cheirar a comida. Se ela ficar confusa às vezes, conduza-a suavemente com o som da sua voz, em vez de pegá-la e carregá-la. Isso a ajudará a aprender como navegar até onde ela precisa ir sozinha.

Fale com seu gatinho quando ele parecer desorientado. É normal que um gato cego fique confuso. Ela pode miar como se perguntasse: "Onde você foi?" Chamar a atenção para deixá-la saber que você ainda está próximo a ela, ou falar baixinho se estiver ao alcance dela, vai dar um incentivo gentil. Fale com ela frequentemente e acaricie-a ocasionalmente para confortá-la. Evite levar um gatinho ou gato cego ao redor da casa para locais diferentes, pois isso pode confundi-la. Sem os rolamentos da visão, ela não saberá onde está. Em vez disso, deixe-a andar sozinha. Quando ela adormecer, não a acorde tocando-a. Em vez disso, gentilmente fale com ela e deixe-a acordar sozinha. Tocá-la enquanto estiver dormindo pode assustar ou assustar seu gatinho.

Pratique a consistência dentro de sua casa. Você pode se sentir como reorganizar os móveis ou comprar um conjunto inteiramente novo de móveis, mas para um gatinho ou gato cego, a consistência é muito importante. Quando você tiver mobília nova, tente arranjá-la da mesma forma que a mobília anterior foi arrumada. Mantenha a sua casa o mais limpa possível - não deixe sapatos, meias e cestos de lixo jogados. Kitty precisa de seus caminhos normais para ser livre e clara em todos os momentos.

Itens que você precisará

  • Caixa de areia
  • Tigela de comida
  • Tigela de água

Ponta

  • Se você notar o seu gato batendo coisas ou se comportando confuso, levá-la para ver seu veterinário. Quando seu gato é tratado precocemente, a cegueira total é evitável, de acordo com a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Cornell.