
Equipamentos veterinários especializados são necessários para fornecer radiação aos gatos.
Segundo a Animal Cancer Foundation, quase seis milhões de gatos são diagnosticados com câncer a cada ano. Para alguns, é uma sentença de morte. No entanto, um número crescente de gatos está recebendo tratamento através de radiação e quimioterapia com algum sucesso. Para os gatos, a boa notícia é que eles raramente perdem suas peles.
Controle vs. Cura
Ao contrário da quimioterapia e radiação para humanos, esses tratamentos são usados em gatos para controlar a doença e prolongar a vida dos felinos, segundo o VetInfo. . Isso ocorre porque o câncer em gatos geralmente é diagnosticado somente depois de ter progredido significativamente. Em alguns casos, quando somente a radiação é necessária, os veterinários podem optar por um plano de tratamento incluindo a possibilidade de cura, de acordo com os Healthy Cats da WebMD.
Radiação
De acordo com a Healthy Gatos da Web MD, a radioterapia é útil gerenciamento de tumores de superfície, bem como aqueles mais profundamente localizados que não podem ser removidos através de cirurgia. A radioterapia é administrada a gatos através de uma máquina como uma máquina de raio-X. Irradiando um gato é um pouco mais complicado do que irradiar um humano, pois os gatos não entendem a necessidade de permanecerem imóveis e devem receber anestesia. Enquanto células saudáveis podem ser mortas junto com as células doentes, o consenso geral é que os benefícios da radiação superam os riscos, de acordo com os remédios nativos.
Os gatos recebem um tratamento mais suave do que os humanos, de acordo com o VetInfo. . Tal como acontece com a radiação, as drogas de quimioterapia, infelizmente, não discriminam eficazmente entre células saudáveis e doentes e podem matar as células que deveriam viver. Possíveis efeitos colaterais incluem perda de bigode, dores de estômago, vômitos, diarréia e perda temporária de apetite. Cada sessão levará algumas horas, e testes regulares das funções do rim e do fígado do gato são necessários para verificar se os níveis de enzima não estão elevados.
Manejo nutricional
Os gatos em quimioterapia devem ingerir apenas uma quantidade muito limitada de carboidratos. Isso ocorre porque as células cancerosas prosperam nessa fonte de energia, de acordo com os Healthy Cats da WebMD. No entanto, o inverso é verdadeiro para gorduras na dieta de um gato em tratamento quimioterápico. É aconselhável adicionar ácidos graxos ômega-3, como óleo de peixe e aminoácido arginina
Manuseando seu gato
O Animal Cancer Center da Colorado State University recomenda que os donos de gatos não manipulem as fezes, a urina ou o vômito produzidos pelo paciente menos 24 horas após o tratamento, a menos que seja absolutamente necessário. Qualquer roupa de cama ou roupa suja pelo gato dentro deste período de tempo deve ser lavada duas vezes com a água mais quente possível
Custo




