Finalidade De Uma Carta De Crédito

Autor: | Ultima Atualização:

Cartas de pagamento de garantia de crédito

Uma carta de crédito inclui normalmente três contratos: um contrato entre um banco emissor e um vendedor, um entre o comprador e o banco emissor e outro entre o comprador e o vendedor. Em última análise, o objetivo de uma carta de crédito é garantir transações comerciais bem-sucedidas entre vendedores e compradores. Basicamente, você faz uma promessa de pagar um vendedor quando recebe mercadorias, e o vendedor aceita sua promessa porque a carta de crédito emitida pelo banco garante o pagamento. (Consulte a Referência 4)

Garantia de Pagamento

As cartas de crédito são especialmente úteis se você não estiver bem estabelecido, não tiver o melhor crédito, estiver lidando com uma empresa estrangeira e desejar dar garantia de que você pagará pelos seus produtos. Para fazer isso, você faz um acordo com o banco emissor, prometendo pagar pelos produtos. Você certamente pagará uma taxa por este serviço. O banco então faz um acordo para pagar ao vendedor, desde que eles concordem com os termos descritos no documento. Como o vendedor sabe que o crédito do banco é bom, ele não precisa se preocupar com sua capacidade de pagamento. Se for uma transação internacional, um banco de assessoria pode entrar em jogo, pois o vendedor pode querer um banco local para verificar se o banco emissor é legítimo.

Definir condições de pagamento

Você pode definir certos termos, como endereço de entrega e tempo, na carta de crédito. Se o vendedor aceitar a carta de crédito, ela deve respeitar os termos do documento para receber o pagamento. O vendedor precisará fornecer prova de que ela cumpriu os termos do documento. Prova pode ser um conhecimento de embarque, que é o recibo que o remetente dá ao vendedor, ou pode ser seu aviso ao banco avisando que você recebeu suas coisas.

Comprador e Proteção do Vendedor

Às vezes, cartas de crédito envolvem grandes quantias de dinheiro, como você pode querer pagar por uma grande compra sem o risco de perder seu dinheiro. A carta de crédito pode lhe dar alguma segurança porque o banco atua como intermediário. Dessa forma, o banco pode ajudar a reduzir o risco de inadimplência, pois não emitirá pagamentos a menos que tudo esteja em ordem. Uma carta de crédito também serve como proteção para o vendedor porque ele age como um acordo legal, permitindo que o banco libere os pagamentos assim que o vendedor cumprir sua parte final. Tudo isso significa que o vendedor não pode fugir com o dinheiro sem entregar as mercadorias e o comprador não pode fugir com as mercadorias sem pagar o vendedor.

Tipos

Cartas de crédito vêm em várias formas, incluindo documentos revogáveis, irrevogáveis, confirmados, transferíveis e back-to-back. O banco emissor pode cancelar uma carta de crédito revogável a qualquer momento e não precisa dizer nada a você; no entanto, cartas de crédito irrevogáveis ​​não podem ser canceladas ou alteradas, a menos que todos os envolvidos concordem. Com uma carta de crédito transferível, você pode fazer com que o banco divida o pagamento entre você e outro fornecedor ou pague outra pessoa totalmente. Uma carta de crédito irrevogável serve como garantia para outra carta de crédito se você tiver uma carta de crédito back-to-back

Riscos

Há riscos associados a cartas de crédito. Por exemplo, como a carta de crédito garante o pagamento, os vendedores podem receber seu dinheiro, mesmo que, intencionalmente, ofereçam produtos de baixa qualidade. O banco apenas verifica se o vendedor forneceu os documentos especificados na carta de crédito. Os riscos regulatórios também podem ser um problema quando os reguladores mudam as políticas. Você também pode se deparar com problemas se não obtiver os bens porque eles foram danificados enquanto estavam em trânsito ou outros problemas, como greves ou até distúrbios civis, ocorridos no país do vendedor.