Proteínas Encontradas Na Urina Do Gato

Autor: | Ultima Atualização:

Esse excesso de proteína está me estressando!

Você ouve aquele familiar ruído vindo da caixa de areia, mas de repente você ouve um som alarmante e desconhecido: seu gato grita em aflição. Problemas urinários são comuns em felinos, mas podem significar sérios problemas médicos. O excesso de proteína na urina é um indicador precoce de muitas doenças.

Visão Geral do Proteinúria

Proteinúria (sem surpresa) é o termo médico para excesso de proteína na urina. Enquanto urina de gato saudável contém baixas quantidades de proteína, quantidades excessivas podem indicar uma condição subjacente. A proteinúria vem em três tipos: pré-glomerular, pós-glomerular e glomerular. Esses nomes científicos indicam apenas onde o problema do seu gatinho se manifesta: antes da filtração renal, após a filtração renal ou durante a filtração renal. As causas da proteinúria variam de exercícios extenuantes e problemas alimentares até o câncer e insuficiência renal. É importante monitorar o comportamento do seu gato em busca de sinais de sofrimento. Um gatinho sofrendo de uma infecção renal pode chorar ao urinar ou urinar frequentemente em casa, enquanto um gatinho com doença renal precoce pode não apresentar sintomas. Algumas das causas menos perigosas da proteinúria incluem hipertensão, infecção, inflamação nos rins e tecido cicatricial nos rins. Essas causas do excesso de proteína podem ser gerenciadas por meio de medicação ou mudanças na dieta. Às vezes, condições médicas mais graves causam proteinúria. Estes incluem doenças do sistema imunológico, como lúpus, doença de Lyme, diabetes, doença renal, danos no fígado, vermes e câncer. Seu veterinário irá determinar a causa subjacente do excesso de proteína do seu gatinho através de urina, raios-X e ultra-som

Sintomas

Excesso de proteína é resultado de um problema subjacente, não a causa do problema em si. A causa do excesso de proteína do seu gatinho determinará se e quais sintomas ela apresenta. O excesso de proteína na urina é frequentemente acompanhado de sangue na urina. Isto está associado com inflamação ou hemorragia como resultado do excesso de proteína e falha do seu rim para filtrar adequadamente o sangue. Como a proteinúria é em grande parte assintomática, seu veterinário provavelmente recomendará um exame de urina anual para monitorar os níveis de proteína para todos os gatinhos com idade acima de 7 anos.

Tratamento

A proteinúria é geralmente tratada em regime ambulatorial, a menos que seu gatinho esteja em choque. desidratado ou apresentar outros sinais de insuficiência renal. A causa de sua proteinúria determinará seu tratamento. As opções comuns de tratamento incluem dietas especiais com baixo teor de proteínas, antibióticos se houver infecção e medicação para hipertensão arterial.