Limites Profissionais Para Professores

Autor: | Ultima Atualização:

O objetivo principal de ser professor é instruir.

Uma professora que tem limites pobres não apenas reduz sua eficácia como instrutora, mas se coloca em uma situação que é profissional e legalmente precária. Você pode evitar até mesmo uma mera sugestão de impropriedade, mantendo limites profissionais estritos. Isso não significa que sua sala de aula deva ser uma geladeira, no entanto. Você ainda pode criar relacionamentos calorosos com os alunos sem colocá-los em risco.

Toque em

O toque é um limite que deve ser observado em todos os aspectos da vida. Quando você está ensinando, no entanto, esse limite se torna especialmente importante, pois você está trabalhando com pessoas que são mais novas do que você e que estão abaixo de você na hierarquia de poder. O Centro de Treinamento Ed, um provedor de serviços para vários departamentos de educação estaduais, ressalta que, embora seja difícil evitar o toque quando se trabalha com crianças nas classes K-2, tocar alunos mais velhos pode ser muito problemático, pois alguns alunos podem se sentir desconfortáveis o toque é inadequado, abrindo-o a acusações de assédio ou abuso sexual. Para evitar tais acusações, com exceção de um aperto de mão, evite tocar nos alunos. Além disso, tente nunca ficar sozinho com um aluno, mesmo que esse aluno seja do mesmo sexo. Se você deve ficar sozinho com um aluno, mantenha a porta da sala de aula aberta.

Conversas

Sempre mantenha suas conversas em um nível profissional. Isso significa abster-se completamente de palavrões, humor sugestivo e discussões excessivamente pessoais com os alunos. Se você perceber que um de seus alunos tem um problema, encaminhe-o ao conselheiro da escola, que é treinado para lidar com situações difíceis e fazer relatórios para as agências quando necessário. Tenha em mente que os estudantes problemáticos podem levá-lo a uma situação profissionalmente complicada, especialmente se você estiver tentando aconselhá-los sobre assuntos sexuais ou românticos.

Financeiro

Você também deve estabelecer limites financeiros. Por exemplo, o Código de Ética da Associação Nacional de Educação afirma que os profissionais da educação "não aceitarão nenhuma gratificação, presente ou favor que possa prejudicar ou parecer influenciar decisões ou ações profissionais". Isso significa que é inapropriado aceitar presentes de pais ou alunos que sejam significativamente mais luxuosos do que presentes de outros alunos da turma. O mesmo vale para estabelecer relacionamentos duais com alunos e pais. Evite contratar um aluno atual para ser sua babá, por exemplo

Relações externas

Relações externas com os alunos podem ser complicadas. Por exemplo, um estudante pode freqüentar sua igreja ou ser um membro de sua tropa de escoteiros. Em tais casos, continue o relacionamento - mantendo sempre os limites apropriados entre uma criança e um adulto. Caso contrário, evite relacionamentos externos com os alunos, assim como com os pais. Por exemplo, namorar os pais de um aluno coloca você e o aluno em uma situação embaraçosa que não facilita o aprendizado e que pode prejudicar sua estatura aos olhos do aluno. Isso também se aplica aos relacionamentos on-line. Nunca "amigo" de um aluno em uma rede social, aconselha o conselheiro profissional licenciado Raychelle Lohmann, pois isso pode resultar em situações potencialmente embaraçosas ou mesmo demissão.