Relações De Poder Entre Homens E Mulheres No Local De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

As relações de poder no local de trabalho podem ser complexas e causar numerosos problemas.

As relações de poder entre homens e mulheres são um tema delicado porque nem todos os locais de trabalho são caracterizado por um campo de jogo nivelado. Esses relacionamentos de poder podem pertencer a posições diferentes, como entre um executivo do sexo masculino e um subordinado do sexo feminino, e eles podem ter fontes diferentes, como uma vantagem no conhecimento ou experiência. O fato de homens e mulheres serem iguais tornou-se um fato aceito por muitos; no entanto, a realidade é que as relações de poder entre mulheres e homens no local de trabalho existem e continuam a ser desigualmente distribuídas

Diferentes tipos de poder no local de trabalho

Em 1959, os psicólogos sociais Bertram Raven e John RP French definiram o cinco fontes de poder social: legítimo, referente, especialista, recompensa e poder coercivo. Se você deseja desenvolver um melhor entendimento das relações de poder em que está, reserve um momento para identificar a base de poder que caracteriza seu relacionamento com um homem no trabalho. Outra forma possível de seu relacionamento de poder é poder informacional - um colega do sexo masculino pode ter mais informações do que você e, portanto, ter uma vantagem. O poder da rede pode ser problemático se o nepotismo for difundido em uma empresa; os empregados do sexo masculino estão bem conectados aos seus amigos do sexo masculino em cargos de gerência

Poder dos homens nas organizações

Relações de poder desiguais são particularmente evidentes nos locais de trabalho onde os homens ocupam cargos de gerência ou supervisão mais frequentemente do que as mulheres. De acordo com a organização sem fins lucrativos Catalyst, as mulheres ocupavam apenas 14% das posições de liderança nas empresas da Fortune 500 em 2012. Devido a essa proporção, os homens geralmente detêm poder legítimo ou posicional sobre as mulheres. Em todos os locais de trabalho, você pode encontrar padrões complexos de relacionamentos de poder. Por exemplo, seu supervisor masculino direto, que detém o poder legítimo sobre você, também pode ter poder coercitivo porque ele pode forçá-lo a cumprir tarefas que de outra forma não o faria.

Gerenciando Relacionamentos de Poder

Outro tipo de poder, poder pessoal , muitas vezes gera problemas entre homens e mulheres no local de trabalho por causa das características tipicamente masculinas associadas a ele. No capítulo sete de "Doing Leadership Differently", a professora Amanda Sinclair, da Universidade de Melbourne, explica que o poder pessoal pode ser derivado do carisma, da reputação, da resistência, do julgamento, da confiança, da resistência e da resistência física. Se o seu colega do sexo masculino é bastante incompetente, mas possui poder pessoal em seu escritório, a melhor maneira de lidar com isso é fazer amizade com ele e deixá-lo saber que você está do lado dele, mesmo que não seja. Ir contra ele poderia potencialmente piorar seu relacionamento com outros colegas.

Mulheres em cargos de liderança

Você também deve estar ciente de que, quando estiver em uma posição de liderança, seus colegas homens podem tentar minar seu poder legítimo, que alguns homens são conhecidos por usar assédio sexual para realizar. Em 2012, os sociólogos da Universidade de Minnesota e da Universidade do Maine descobriram em um estudo que as supervisoras do sexo feminino são mais propensas a denunciar o assédio sexual e definir suas experiências prejudiciais no local de trabalho como tal. Em uma situação como essa, tenha sempre em mente que seus colegas do sexo masculino podem não ser capazes de lidar bem com o fato de que eles têm um supervisor feminino que tem mais poder do que eles.