Poodles E Doenças Dos Olhos

Autor: | Ultima Atualização:

Os problemas oculares são um problema de saúde primário para os poodles.

Os olhos cativantes e tristonhos do poodle têm uma classificação alta entre suas características físicas mais marcantes. Infelizmente, a raça é particularmente propensa a vários tipos de problemas oculares que podem tornar as coisas um pouco obscuras. Bloqueie os olhos com o seu cachorro de vez em quando para ter certeza de que seus olhos estão com boa saúde.

Atrofia Progressiva da Retina

A atrofia progressiva da retina é uma condição causada por várias doenças que danificam a parte oculta dos globos oculares da poodle. A vulnerabilidade a essa condição é hereditária, e os poodles são uma das raças de maior risco para desenvolvê-la, de acordo com o Poodle Club of America. Infelizmente, não há como mitigar ou impedir a eventual perda de visão do seu animal devido à atrofia da retina. Seu cão pode estar assustado ou deprimido enquanto perde a visão, então é importante que você continue jogando e interagindo com ele, mesmo que seja difícil coordenar. Seus dedos vão ser pisados, mas vale a pena manter o ânimo para cima. Use brinquedos que fazem muito barulho para ajudar seu cão a encontrá-los. Também é uma boa idéia "proteger a casa", cobrindo ou movendo objetos perigosos com cantos afiados com os quais ele poderia colidir acidentalmente.

Hipoplasia do Nervo Óptico

A atrofia retiniana não é o único problema ocular hereditário que os poodles podem desenvolver. A raça também é conhecida por abrigar genes que estimulam a hipoplasia do nervo óptico, que perturba e deteriora a atividade ocular. Esta doença pode ser mais viciosa ou misericordiosa do que atrofia, dependendo de como ela é vista. Em vez de perder lentamente a visão ao longo do tempo, os cães com hipoplasia nascem com cegueira total ou parcial. Um cão nascido parcialmente cego pode ser mais capaz de se adaptar a ele e aprender a usar seus outros sentidos em comparação com alguém que desenvolve cegueira mais tarde na vida.

Cataratas

Poodles também podem desenvolver catarata assim como humanos mais velhos podem. As cataratas parecem uma camada de filme semitransparente que dobra a luz e distorce a visão do seu cão. Enquanto o desenvolvimento da catarata está ligado à genética, os poodles têm uma taxa de incidência relativamente alta; Eles também são um resultado comum da deterioração natural que acompanha o envelhecimento. Seu filhote pode ter tido olhos saudáveis ​​durante toda a vida adulta, mas isso não significa que ele não terá catarata quando se tornar um veterano. Embora as cataratas possam ser limitadas a apenas um olho, elas eventualmente aparecerão nos dois. O glaucoma

Glaucoma também pode ser transmitido através da árvore genealógica do seu poodle, embora os criadores tenham tomado algumas medidas para regular a propagação desse traço. . Esta condição descreve o acúmulo de líquido na parte de trás do olho. O fluido aplica pressão aos sensíveis nervos oculares que conectam os olhos do seu cão com o cérebro dele. Com o tempo, essa pressão pode causar cegueira parcial ou completa. Recomenda-se que os donos de poodle em potencial examinem os pais do filhote para garantir uma boa saúde dos olhos antes de decidir por um animal de estimação. Os criadores devem testar seu cão para esta condição antes de reproduzi-los, de acordo com a Discovering Poodles. Não perca a esperança, no entanto. Ao contrário de alguns outros problemas oculares genéticos, o veterinário pode prescrever medicação ou recomendar cirurgia para ajudar seu cão. Identificar o problema antecipadamente é crítico para o tratamento da condição antes que ocorram danos permanentes.