Doença Da Pata De Almofada Em Gatos

Autor: | Ultima Atualização:

Proteja as patas do seu gato checando-as frequentemente quanto a infecções.

Pata de almofadas pode parecer engraçada - imagine um gato andando com almofadas para as patas - mas não é rindo assunto para o sofrimento felino. O termo correto é a pododermatite felina de células plasmáticas, e você deve procurar ajuda veterinária imediata se suspeitar que seu gato a tenha.

Pododermatite Felino Plasmática de Células

"Pata de Almofada" é uma doença um tanto rara e misteriosa. A pesquisa ainda precisa descobrir sua causa exata. O que se sabe é que está relacionado ao sistema imunológico. O excesso de células plasmáticas - células produzidas pelo corpo em resposta a um anticorpo ou infecção - inunda o acolchoamento na parte inferior da pata, fazendo com que ela amoleça, inche e fique inflamada. O que causa o excesso de células plasmáticas? Ninguém tem certeza ainda

Sintomas

O primeiro sinal de doença na pata de travesseiro é o inchaço. A almofada da pata do seu gato pode parecer um pouco tenra e inchada - nada sério, você pode pensar. Mas as almofadas acabarão desenvolvendo um molde arroxeado, como se estivessem machucadas. Eles vão começar a sentir-se piegas. O pobre gatinho vai começar a favorecer a pata afetada. Um aparte rápido: em muitos, se não na maioria dos casos, a pododermatite afeta várias patas, tornando a caminhada extra-dolorosa para o seu gato. Feridas surgem no preenchimento da pata e podem estourar. Em casos graves, a própria almofada pode se abrir.

Diagnóstico e Tratamento

Você deve consultar um veterinário se o seu gato desenvolver sintomas de pata de travesseiro. Ele pode ser capaz de diagnosticar a condição apenas examinando as patas dos pés. Para ter certeza de seu diagnóstico visual, ele pode decidir fazer uma biópsia da compressa infectada. Uma vez claro que a pododermatite plasmática é o problema, o veterinário pode administrar antibióticos para combater infecções e esteróides, como os glicocorticóides, para combater a inflamação. Em alguns casos, se a pata do travesseiro é ruim o suficiente, o seu veterinário pode sugerir cirurgia. Discuta as opções com seu veterinário e não se esqueça de perguntar sobre quaisquer possíveis efeitos colaterais

Complicações

A falha no tratamento da doença da pata de travesseiro pode levar a infecções secundárias e claudicação. Os pés do gato podem até precisar ser completamente removidos. O que complica ainda mais a questão é a questão das doenças relacionadas. Gatos com pododermatite plasmática também tendem a ter estomatite plasmocitária, que afeta a boca, e às vezes a amiloidose renal, que afeta os rins. Se o seu gato é diagnosticado com a doença da pata de travesseiro, peça um painel de sangue completo especificamente para verificar se há o vírus da imunodeficiência felina e o vírus da leucemia felina. Enquanto a ligação entre as doenças é difusa, alguns gatos com pata de travesseiro testam positivo para FIV ou FeLV.