Características Pessoais Necessárias Para Se Tornar Um Radiologista

Autor: | Ultima Atualização:

Você precisa de atenção aos detalhes para ser um bom radiologista.

Os radiologistas são médicos que usam tecnologia como raios-X, ultrassonografias, tomografia computadorizada, ressonância magnética e exames de PET para ver seus órgãos e tecidos e ajudar a fornecer um diagnóstico para quaisquer condições médicas que você possa ter. Os radiologistas normalmente não trabalham com os pacientes pessoalmente, mas fornecem diagnósticos diretamente aos médicos que supervisionam os pacientes. Tornar-se um radiologista leva anos de trabalho árduo, por isso é importante avaliar honestamente seus traços de personalidade antes de embarcar nessa carreira.

Inteligência e Perseverança

Os médicos devem ser inteligentes o suficiente para serem aceitos na faculdade de medicina. Você também deve ter a perseverança para obter através da escola de medicina e os anos de treinamento de residência necessários para obter sua licença. Para se tornar um radiologista, você precisará passar pelo MCAT, se formar em uma faculdade de medicina credenciada, que geralmente leva quatro anos, e ser aceito em uma residência de radiologia. Essas residências duram geralmente quatro anos.

Competitivo

Se você se esquivar da concorrência, tornar-se um radiologista pode não ser a escolha certa para você. Embora a prática da radiologia em si não seja altamente competitiva, chegar lá está se tornando cada vez mais. De acordo com o programa de residência em radiologia da Universidade de Pittsburgh, a competição por cargos de residência em radiologia em todo o país está se tornando cada vez mais competitiva. Isso significa que você precisa estar pronto para competir logo na faculdade para entrar na melhor escola de medicina possível. Depois, você deve se esforçar para obter as melhores notas possíveis na escola de medicina e pontuar bem nos passos 1 e 2 do Exame de licenciamento médico declarado nos Estados Unidos (United Stated Medical Licensing Examination). Com vagas limitadas de residência, somente aqueles que pontuam bem, tiram boas notas e se saem bem em entrevistas, recebem pontos. Você deve ter uma natureza competitiva e prosperar sob pressão.

Solucionador de Problemas

A parte principal do trabalho de um radiologista é examinar pequenos detalhes de exames corporais e diagnosticar com base em exames e históricos médicos de pacientes. Você precisa se interessar por mistérios e ser um bom solucionador de problemas para se destacar como radiologista. Você deve estar preparado para procurar respostas e ficar bem em passar horas em um laboratório analisando cada pequena parte da radiografia ou tomografia de um paciente para ter certeza de que você não perdeu nada que possa ser potencialmente significativo.

Auto-motivado

Embora você precise ser competitivo para se tornar um radiologista, uma vez que esteja lá, você deve estar motivado e não depender da interação com os outros para impulsionar você. Você terá um contato muito limitado com os próprios pacientes. Na verdade, a maior parte do tempo será gasto em um laboratório ou em seu escritório, analisando imagens. Você pode trabalhar longas horas em um caso particular ou em horários irregulares, incluindo finais de semana. Se você prosperar em interagir com os outros de forma contínua, então você deve considerar olhar para outro campo da medicina além da radiologia.