Exercícios De Pectineus

Autor: | Ultima Atualização:

O músculo pectíneo se encontra na parte interna da coxa entre os isquiotibiais e o quadríceps.

O pectíneo é um músculo individual localizado na parte interna da coxa. Esse pequeno músculo funciona junto com os outros músculos adutores - o adutor magno, longo e curto, mais o grácil - para puxar a coxa para dentro depois de ter sido esticado para o lado. O pectineus é o mais superficial dos músculos internos da coxa. Curiosamente, recebe o nome de sua forma, que se assemelha a um pente de dentes longos historicamente usado no cabelo das mulheres. O objetivo dos exercícios pectínicos é diminuir a dor e alongar e fortalecer a parte interna da coxa.

Considerações

O desconforto originado no músculo pectíneo pode ser o resultado de uma cirurgia de substituição de deslizamento, queda ou quadril. Outras atividades que podem aumentar o risco de lesões para o pectineus incluem: jogos de corrida; ginástica, particularmente poses envolvendo as divisões; crossover chuta no futebol; cavalgando; e sentado de pernas cruzadas. Trate a dor, o desconforto ou a lesão do músculo pectíneo através de exercícios de reabilitação

Auto-massagem

Realize a automassagem para tratar a dor ou o desconforto no músculo pectíneo. Sentando-se confortavelmente com as pernas estendidas à sua frente, role suavemente uma perna para fora para expor a parte interna da coxa. Dobrar o joelho e colocar o tornozelo no joelho oposto também aumenta a exposição dessa área. Massageie suavemente a parte interna da coxa com os dedos por 10 a 20 minutos.

Alongamento

O músculo pectíneo é freqüentemente esticado ou esticado. Para soltar adequadamente a área interna da coxa, comece com um alongamento em pé. Fique em pé com o ombro direito de frente para um conjunto de escadas. Levante a perna direita e coloque a borda interna do pé direito na escada mais baixa. Mantenha os dedos dos pés voltados para a frente. Nesta posição, a parte interna da coxa está voltada para o chão. Para aprofundar o alongamento, você pode abaixar o corpo dobrando o joelho esquerdo, colocar o pé direito em uma escada mais alta ou inclinar o quadril esquerdo para longe da escada. Depois de sentir um leve puxão na parte interna da coxa, segure a posição por 30 segundos. Repita o alongamento de três a cinco vezes com cada perna.

Reforçar

O fortalecimento do músculo pectineus protege-o contra lesões e permite que ele funcione adequadamente em atividades cotidianas. Para praticar o fortalecimento da área interna da coxa, comece sentado confortavelmente em uma cadeira. Coloque uma bola semi-macia entre as pernas. Aperte as pernas juntas, adicionando pressão à bola. Mantenha sua posição por cinco segundos e solte. Repita 10 a 12 vezes.