Controle De Ervas Daninhas Orgânicas Vs. Pesticidas Químicos

Autor: | Ultima Atualização:

Sabonetes herbicidas, farelo de glúten de milho e controles biológicos são alternativas eficazes aos herbicidas químicos.

Ervas daninhas nada mais são do que plantas que aproveitam recursos não utilizados em áreas cultivado por humanos. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental, um bom programa de jardinagem, paisagem ou manejo de culturas, em vez de um pesticida químico, é o primeiro passo no controle efetivo e ambientalmente consciente das ervas daninhas (ver Referência 1). O manejo adequado e os métodos orgânicos oferecem benefícios variados em relação aos pesticidas químicos, incluindo maior biodiversidade, melhor nutrição e estrutura do solo e proteção das águas subterrâneas e superficiais (ver referência 2)

Pesticidas químicos

Controle químico de pragas, incluindo herbicidas, Projetado para matar ervas daninhas, causou um enorme impacto no aumento das colheitas desde o início de seu desenvolvimento e aplicação na década de 1950. No entanto, eles apresentam uma ampla gama de conseqüências para a saúde humana e ambiental, incluindo a sobrevivência a longo prazo ameaçada dos principais ecossistemas; uma ruptura do equilíbrio natural dentro da cadeia alimentar; perda de biodiversidade; contaminação da água, solo e ar; e problemas crônicos de saúde para pessoas em todo o mundo (ver Referência 3). Os herbicidas, em particular, também aumentam a resistência das ervas daninhas, aumentando a dependência de controles químicos e representam uma ameaça aos genes de espécies de plantas selvagens que entram em contato com herbicidas ou polinizam cruzadamente com plantas tratadas (ver Referência 4). Supressão

O controle orgânico de ervas daninhas estimula a supressão de ervas daninhas em vez da eliminação. Isto é feito através da promoção da saúde do solo através de uma combinação de rotação de culturas, culturas de cobertura, fertilizantes de base biológica, composto e cobertura morta. Solo saudável aumenta a saúde e a competitividade das plantas. Componentes naturais do composto suprimem o crescimento de ervas daninhas. (Ver referência 4)

Práticas de Cultivo

O tempo adequado de cultivo, o espaçamento entre plantas e a seleção de sementes desencorajam a prevalência de ervas daninhas. A plantação de culturas na época do ano, quando elas crescem mais rapidamente, aumenta a probabilidade de que elas cresçam mais rápido do que as ervas daninhas e as batam com os recursos pelos quais competem, como nutrientes do solo, umidade e luz solar. Um dossel rápido das folhas irá sombrear as ervas daninhas e desencorajar sua prevalência. Da mesma maneira, culturas próximas dificultam o florescimento das ervas daninhas. Sementes bem adaptadas ao clima local e às condições do solo também garantem um crescimento rápido e plantas saudáveis. (Consulte a Referência 4)

Alternativas Naturais de Praguicidas

Em alguns casos, é necessária mais ajuda para combater ervas daninhas difíceis e que reaparecem. Sabonetes herbicidas são eficazes como tratamento pontual. Eles desidratam as plantas quebrando a cutícula externa na superfície da folha. Este método não é eficaz no combate a ervas daninhas perenes. Farinha de glúten de milho inibe a formação de raízes na germinação de sementes. Também atua como um fertilizante natural para plantas maduras com sistemas radiculares estabelecidos. (Ver referência 5)