Mycoplasma Vs. Sintomas Do Gato De Bordetella

Autor: | Ultima Atualização:

"Espero não conseguir pegar nada das pessoas."

Mycoplasma e bordetella são ambas infecções bacterianas que podem causar estragos na saúde de Kitty. Enquanto ocorrem sintomas sobrepostos, há outros específicos para a infecção específica. Seu veterinário precisará realizar testes para o diagnóstico e tratamento corretos, já que outras bactérias e vírus também imitam essas doenças.

Anemia infecciosa felina

Os gatos não são as únicas vítimas de micoplasma - afetam outras espécies que vão desde pessoas para plantas. Uma das mais comuns infecções por micoplasma em gatos é mais conhecida como anemia infecciosa felina, embora seu nome formal seja micoplasmose hemotrópica felina. Gatos pegam a infecção das pulgas. O micoplasma então vai trabalhar nos glóbulos vermelhos de Kitty. Os sintomas incluem febre, perda de apetite, fraqueza, gengivas pálidas e icterícia. Se não for tratada, a anemia infecciosa felina pode ser fatal. As tetraciclinas são a droga de escolha para o tratamento da FIA, com três semanas de medicação necessárias para matar as bactérias. Gatos extremamente doentes podem necessitar de transfusões de sangue. Um gato infectado permanece como portador, mas uma pulga mensal e um preventivo de carrapatos mensais podem interromper o ciclo de transmissão da doença a outros felinos.

Outros micoplasmas

A AIF não é o único tipo de micoplasma que afeta gatos. A infecção pode causar uma variedade de sintomas, variando de aborto espontâneo, abscessos na pele, conjuntivite, dificuldades do trato urinário, urina com sangue e colite. Também pode causar tosse, espirros e secreção nasal - os mesmos sintomas da bordetela. O corpo de um gato saudável geralmente pode combater as bactérias, mas gatos imunocomprometidos, doentes ou muito estressados ​​podem não ter tanta sorte. Seu veterinário realiza exames de sangue, urina e fezes para diagnosticar a infecção. A maioria dos gatos se recupera após uma rodada de antibióticos.

Cough do canil

Embora a tosse do canil, ou bordetella, esteja mais associada a cães, os gatos também são vulneráveis. Como a bactéria causadora da doença é chamada bordetella bronchiseptica, é bem provável que o sistema respiratório superior esteja envolvido. É muito contagiante, por isso gatos em abrigos, instalações de embarque ou salões de beleza - em qualquer lugar onde haja um grande número de gatos estranhos - são mais propensos a ficar com bordetella. Os sintomas incluem espirros, corrimento nasal, febre, tosse rouca e inchaço dos gânglios linfáticos. Kitty pode perder o apetite. Enquanto os gatos costumam resistir à infecção, há sempre um risco de pneumonia, especialmente em gatinhos e felinos imunossuprimidos.

Tratamento com Bordetella

Para diagnosticar bordetella, seu veterinário limpa a garganta do seu gato e cultiva o material. Na maioria das vezes, bordetella executa seu curso em cerca de 10 dias, se o seu veterinário prescrever o tratamento com antibióticos. Assim como com a FIA, a tetraciclina é mais comumente usada. Se você embarca frequentemente no seu gato ou ele é exposto a muitos outros gatos, pergunte ao seu veterinário sobre a vacinação bordetella. Não é uma das principais vacinas felinas, como a raiva, e também não é 100% eficaz. No entanto, os gatos vacinados que sofrem de Bordetella geralmente apresentam sintomas leves.