Meu Periquito Está Arrancando Suas Penas

Autor: | Ultima Atualização:

Muitas espécies de aves exibem o comportamento de arrancar penas, incluindo periquitos, papagaios, caturras e cacatuas.

Arrastar ou arrancar penas em periquitos pode ser frustrante e perturbador para os donos de pássaros, que não sabem por que o pássaro deles está mutilando suas penas. Embora não haja uma solução fácil para essa condição, ela é tratável. Seja paciente e toque detetive para acabar com esse comportamento destrutivo.

Causas

Muitas vezes, seu pássaro pode começar a arrancar as penas em resposta a um evento assustador, como ficar de estimação durante o fim de semana fora. Outras vezes, um pássaro aparentemente saudável e feliz ainda pode arrancar suas penas. Pena arrancar pode ter causas emocionais, causas médicas ou uma combinação de ambos. As causas médicas para este problema incluem desnutrição, parasitas, doença inflamatória da pele, alergia, infecção fúngica ou doença

Sinais

Aves engaioladas, incluindo periquitos, normalmente mudam uma a duas vezes por ano, perdendo penas intermitentemente também. Alguma perda de penas é normal. Sinais de arrancar penas insalubres incluem penas danificadas ou rasgadas e manchas nuas de pele exposta, nas quais um amigo de penas removeu suas penas. Como as aves não conseguem alcançar suas penas de cabeça, essas penas parecem intactas - exceto nos casos em que os parceiros da gaiola arrancam seus "frenemies". Se as penas que faltam em seu pássaro e as plumas da cabeça, ele não está em muda.

Tratamento

Para tratar o comportamento de puxar as penas, você deve determinar a causa ou causas subjacentes. Seu veterinário pode executar alguns testes físicos em seu pássaro e prescrever o tratamento para condições físicas subjacentes. No entanto, os veterinários não podem testar alergias a pássaros. Produtos solúveis em água e sem prescrição médica podem proporcionar algum alívio para sua ave, enquanto você e sua equipe de veterinários determinam o que está incomodando seu periquito. Quando o tratamento é prescrito, siga o tratamento sugerido pelo seu veterinário de forma consistente.

Significado

Se a sua proposta tiver arrancado as penas, mas os folículos de penas subjacentes não estiverem danificados, as penas podem voltar a crescer dentro de algumas semanas. No entanto, o seu periquito deve mudar para penas novas para preencher onde penas quebradas ou danificadas existem. Mesmo que você esteja tratando seu pássaro com medicação e eliminando as causas ambientais, pode levar vários meses para que seu pássaro melhore.