Motivação Para Se Tornar Um Assistente Social

Autor: | Ultima Atualização:

Alguns assistentes sociais ajudam as crianças a lidarem com o bullying escolar ou a violência em casa

O trabalho social implica ajudar as pessoas a superar problemas em suas vidas. Assistentes sociais podem fornecer aconselhamento, ajudar a encontrar um emprego ou indicar grupos e organizações úteis que fornecem treinamento ou tratamento. O Bureau of Labor Statistics reconhece três categorias de assistentes sociais: criança, família e trabalhadores da escola; trabalhadores médicos e de saúde pública; e trabalhadores de saúde mental e abuso de substâncias. Como o campo não paga bem, as pessoas geralmente entram em serviço social por outras razões.

Idealismo

O mundo tem muitos problemas, e embora todos saibam que apenas algumas pessoas se concentram ativamente em fazer algo a respeito. De acordo com o assistente social do Estado de Washington, Brian Waterman, os assistentes sociais muitas vezes vêm das fileiras do "Idealista" ou "NF" - "Sensação Intuitiva" - temperamento determinado pelo Myers-Briggs Type Indicator, um diagnóstico de personalidade psicológica. Porque a necessidade humana é algo tangível e imediato, o trabalho social presta-se bem ao temperamento idealista como um meio de tornar o mundo um lugar melhor.

Estimulando o trabalho

Mudar a vida das pessoas representa um grande desafio. As pessoas têm situações complexas e estabelecem personalidades. Muitos empregos têm uma qualidade mecânica e repetitiva, e o trabalho social não é totalmente imune a isso, mas, por causa das variáveis ​​humanas envolvidas, pode ser um trabalho interessante e estimulante. De acordo com Martin Stevens, et al., No “Journal of Social Work”, a natureza desafiadora e variável do trabalho social foi o segundo motivo mais citado que os estudantes de assistência social planejaram ir a campo.

Experiência Pessoal

Muitas pessoas entram em serviço social porque elas mesmas foram ajudadas por assistentes sociais em um ponto anterior da vida. O conhecimento em primeira mão das necessidades, vulnerabilidade e sofrimento de algumas das pessoas mais sem voz da sociedade pode ser um poderoso motivador para alguém dedicar sua própria carreira a ajudar aqueles que não conseguem resolver seus problemas sozinhos.

Outras Motivações

Stevens, em um Uma pesquisa com estudantes que planejavam ir para o trabalho social identificou 13 razões distintas pelas quais as pessoas entram no serviço social. Algumas outras razões de alto nível incluem o desejo de interagir com as pessoas, lidar com a injustiça social, trabalhar em equipe, ter perspectivas de progresso na carreira e ter um trabalho significativo com alta responsabilidade pessoal. Ser pago bem ficou em último lugar. Além disso, os assistentes sociais têm uma grande variedade de configurações de trabalho para escolher. De acordo com a Associação Nacional de Assistentes Sociais, os assistentes sociais podem encontrar-se empregados em locais como hospitais, clínicas, escolas, organizações sem fins lucrativos e centros de saúde comunitários.