Doenças Metabólicas Em Cães

Autor: | Ultima Atualização:

A letargia é um sintoma comum à maioria das doenças metabólicas.

O sistema metabólico controla o crescimento, energia e quebra da matéria orgânica dentro do corpo. As doenças metabólicas interrompem esses processos. Algumas doenças metabólicas são curáveis ​​com medicação ou cirurgia, outras requerem tratamento contínuo. A procura pelos sintomas ajudará no diagnóstico precoce, aumentando as chances de sucesso do tratamento.

Tumores adrenais

As glândulas supra-renais produzem, liberam e regulam vários hormônios essenciais, incluindo adrenalina, hormônios sexuais e cortisona. A cortisona regula o metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras. É produzido nas glândulas supra-renais, mas sua liberação é regulada pela glândula pituitária no cérebro. Dependendo do local e do tipo do tumor, a produção de cortisona pode aumentar maciçamente ou parar totalmente. No caso do primeiro, os sintomas incluem aumento da sede, aumento do apetite, ganho de peso, falta de energia e contusões na pele. No caso deste último, normalmente não há sintomas.

Diabetes

O Diabetes Insipidus é um distúrbio metabólico que impede o bom funcionamento dos rins. Isso causa uma má regulação dos fluidos, o que pode levar à desidratação, inibição da função do sistema imunológico e circulação de toxinas por todo o corpo, levando ao envenenamento. Diabetes Mellitus vem em duas formas, tipo 1 e tipo 2. Os sintomas de ambas as formas são semelhantes ao Diabetes Insipidus, mas as causas são diferentes. O tipo 1 é causado por uma ausência congênita de certas células pancreáticas, resultando em níveis anormais de insulina. Isso causa uma função renal inadequada. O tipo 2 é causado por receptores de insulina com funcionamento incorreto. Os níveis de insulina são normais, mas o rim não reconhece isso.

Hipotireoidismo

O hipotireoidismo é causado pela produção anormalmente baixa de hormônios tireoidianos, levando a uma série de funções metabólicas anormais. Ganho de peso sem aumento da ingestão de alimentos, letargia, incapacidade de se exercitar, pele oleosa, pelagem seca e espinhas são alguns dos sintomas mais comuns. Um rosto “inchado” é tipicamente o sintoma físico que define essa condição. Raças grandes e fêmeas esterilizadas de qualquer raça apresentam risco aumentado de hipotiroidismo.

Doença de Cushing

A doença de Cushing refere-se especificamente ao aumento da produção de cortisona que ocorre devido à presença de um tumor benigno na glândula pituitária. O aumento da cortisona interrompe a função metabólica normal. Enquanto o tumor em si é benigno e é improvável que se espalhe, o seu efeito na glândula pode ser grave. O aumento na produção de cortisona faz com que o cão exiba uma série de sintomas. Os sintomas comportamentais incluem aumento da sede, aumento da fome, falta de energia e insônia. Os sintomas físicos incluem perda de cabelo, ganho de peso, hematomas e manchas escamosas brancas na pele. Ganho de peso e obesidade localizada ao redor da face e pescoço são os sintomas mais característicos associados à doença de Cushing.