Capitalização De Mercado Vs. Ativos Totais

Autor: | Ultima Atualização:

O cálculo do valor de mercado e dos ativos reais pode exigir algum trabalho

A capitalização de mercado e os ativos totais são duas figuras importantes que você deve considerar ao decidir se um determinado estoque faria um bom complemento para o seu portfólio. Embora a fórmula para esses dois números seja muito simples, seus valores verdadeiros podem ser surpreendentemente difíceis de se chegar. Portanto, é crucial entender como os números oficiais podem diferir dos valores subjacentes reais.

Capitalização de Mercado

A capitalização de mercado é uma medida do valor total de uma empresa. Este valor é crítico, pois representa o que o mercado acha que a empresa como um todo vale. As empresas cuja capitalização de mercado carece de concorrentes de tamanho semelhante, não tiveram um desempenho tão bom e podem não valer a sua economia suada. A capitalização de mercado é igual ao número de ações em circulação, multiplicado pelo preço da ação. Em teoria, essa é a quantidade de dinheiro que você precisaria se comprasse todas as ações em circulação e fosse proprietária total da empresa. Na realidade, calcular o quanto uma empresa vale nem sempre é tão simples. Se a empresa é de capital fechado e as ações não são negociadas publicamente, você deve estimar o preço da ação, o que pode ser um desafio.

Ativos Totais

Os ativos totais mostram o quão grande a empresa é no mercado . Especialmente durante as recessões econômicas, essas empresas ricas em ativos tendem a se afastar com o menor dano, já que muitas vezes dominam seus respectivos mercados. Os ativos totais estão listados no balanço. No entanto, a figura no balanço pode ser enganosa. A maioria dos ativos é avaliada pelo custo de aquisição menos a depreciação acumulada. Em outras palavras, o preço de compra menos o valor perdido como resultado do desgaste. No entanto, alguns ativos perdem mais valor e valem menos do que esse valor contábil teórico, enquanto outros podem valer muito mais. Um guindaste feito sob encomenda, comprado por um milhão de dólares há um ano, pode valer menos da metade dos US $ 800 mil de seu valor contábil, porque é um equipamento tão especializado que ninguém poderia usá-lo. Um prédio de escritórios em um bairro em expansão, por outro lado, poderia ter dobrado de valor desde sua aquisição.

Asset Rich Firms

Geralmente, empresas que possuem muitos ativos também têm alta capitalização de mercado. No entanto, você deve estudar os dois números antes de investir, porque sob certas circunstâncias eles podem divergir significativamente. Se a capitalização de mercado de uma empresa é relativamente baixa, apesar de uma capitalização de mercado substancial, talvez você esteja olhando para uma corporação com dívidas muito altas. Uma empresa de administração de imóveis, por exemplo, pode ter uma dúzia de prédios de escritórios em seus livros, avaliados em mais de um bilhão de dólares. No entanto, o total da dívida hipotecária em aberto desses edifícios pode ser quase o mesmo, e o patrimônio líquido total da empresa pode, portanto, ser muito pequeno em comparação.

Firmas baseadas em conhecimento

No outro extremo do espectro, há são empresas que possuem muito pouco em termos de ativos tangíveis, mas valem muito. Não ignore essas empresas, pois elas poderiam estar fazendo com que seus acionistas ganhassem muito dinheiro ano após ano. Uma empresa de consultoria, por exemplo, cujo conselho é altamente valorizado nos círculos profissionais, pode receber mais de um milhão de dólares até mesmo pelo projeto mais modesto. Pode, no entanto, ter quase nada na forma de ativos quantificáveis ​​em seu balanço patrimonial que não seja mobiliário de escritório e computadores e, portanto, um valor de ativo total muito baixo. O verdadeiro trunfo dessas empresas é o conhecimento e a expertise que eles trazem para a mesa, o que não está refletido no balanço. Em outras palavras, algumas empresas não precisam de muito ativo para ganhar muito dinheiro.