Dieta Com Baixa Proteína Para Cães Com Problemas No Fígado

Autor: | Ultima Atualização:

Seu veterinário pode ajudá-lo a personalizar uma dieta com base nos exames de sangue de seus filhotes.

Alimentando seu amigo canino com uma dieta pobre em proteínas para tratar seu problema hepático é um negócio arriscado. Apenas os cães com um diagnóstico muito certeiro de encefalopatia hepática - um distúrbio de convulsão relacionado com o fígado - beneficiam destas dietas. A orientação do seu veterinário é essencial para otimizar a ingestão de proteína do seu cão.

Shaky Ground

A encefalopatia hepática é uma forma muito específica de mau funcionamento do fígado que não é completamente compreendida. O que sabemos é que a insuficiência hepática pode deixar algumas toxinas no sangue que a digestão normal remove. Quando esses produtos penetram no cérebro, eles podem causar o olhar de estrelas, passando por estados de coma e convulsões epilépticas. Qualidade e quantidade

A idéia por trás de dietas de baixa proteína para cães com encefalopatia hepática é maximizar a qualidade de proteína, minimizando sua quantidade. Pesquisadores veterinários acham que a amônia é o principal culpado quando se trata de problemas cerebrais relacionados ao fígado. Digerir carne cria muita amônia, e os fígados danificados têm muita dificuldade em lidar com isso. As proteínas do leite, ovos e plantas deixam muito menos resíduos quando são digeridas. Portanto, uma dieta amiga do cérebro para seu animal de estimação comprometido com o fígado usará queijo cottage ou iogurte (os cães geralmente não podem digerir o leite de vaca puro), ovos, legumes e grãos no lugar da carne. Algumas dietas usam pequenas quantidades de carnes gordurosas para garantir que seu cão receba todos os aminoácidos necessários.

Especialistas em eficiência

É contra-intuitivo, mas alguns cães com encefalopatia hepática (e cães com outras formas de dano hepático) acabam Precisando de uma dieta que é muito maior em proteínas do que uma dieta para cães saudáveis. Isso ocorre porque o fígado danificado é menos capaz de quebrar a proteína, deixando a maior parte dele para passar para fora do corpo não digerido. Se o seu veterinário suspeitar que este é o caso do seu animal de estimação, ela começará com uma dieta vegetariana ovo-ovo muito baixa em proteína (possivelmente com um enfeite de carne gordurosa), espere os sintomas melhorarem, então aumente lentamente a quantidade de proteína até os sintomas pioram novamente, depois recuem a proteína o suficiente para que seu bichinho de estimação melhore novamente

Fibra, Carboidratos e Gorduras

Dietas com baixo teor de proteínas no fígado devem ser ricas em fibras e obter a maioria das calorias de carboidratos e gorduras. Legumes e grãos cozidos são a maior parte dessas dietas. É muito importante trabalhar em estreita colaboração com seu veterinário e, se possível, com uma nutricionista veterinária para monitorar os valores de fígado do seu amigo peludo enquanto muda sua dieta. Não confie na sua intuição ou compreensão da nutrição humana - a saúde do seu animal de estimação já está em um equilíbrio delicado.