Níveis Baixos De Ferro E Níveis Baixos De B12

Autor: | Ultima Atualização:

Você precisa de ferro e B12 para produzir glóbulos vermelhos saudáveis.

Sem ferro ou vitamina B12 suficientes em sua dieta, um dia normal pode fazer você se sentir como você correu uma maratona. O ferro é um mineral e o B12 é uma vitamina, mas os dois são frequentemente ligados porque são encontrados em alimentos semelhantes. Sem consumir alimentos suficientes ou incapazes de absorvê-los adequadamente, você pode desenvolver baixos níveis de ambos os nutrientes. Baixos níveis de B12 ou ferro podem levar a diferentes tipos de anemia em que seu corpo não produz mais glóbulos vermelhos saudáveis.

Vitamina B12

B12 é uma vitamina essencial que ocorre naturalmente em alguns alimentos, adicionada a outras ou disponível como um complemento. É absorvido pela água em seu corpo, então você precisa consumir quantidades adequadas de vitamina B12 em uma base diária. Esta vitamina é usada para formar glóbulos vermelhos, para a função cerebral saudável e para a síntese de DNA. A dose diária recomendada para adultos é de 2,4 microgramas. A vitamina B12 é encontrada em produtos de origem animal, como aves, peixe, carne vermelha, ovos e produtos lácteos.

Deficiência de B12

Você é suscetível à deficiência de B12 com ingestão inadequada ou incapacidade de absorver a vitamina. Você não vai absorver B12 bem se você tiver diminuído o ácido do estômago causado por anemia perniciosa ou inflamação crônica do revestimento do estômago. Doença celíaca, cirurgias que removem parte do estômago ou do intestino delgado e o uso prolongado de antiácidos também podem diminuir sua capacidade de absorver B12. Se não for tratada, uma deficiência de vitamina B12 pode causar anemia megaloblástica, que é caracterizada por glóbulos vermelhos maiores do que o normal. Os glóbulos vermelhos não saudáveis ​​não podem fornecer quantidades adequadas de oxigênio por todo o corpo. Os sintomas de uma deficiência de vitamina B12 incluem fadiga, diarréia, pele pálida, perda de apetite e falta de ar. Se não for tratada, pode causar problemas nos nervos caracterizados por formigamento e dormência nas mãos e nos pés, depressão e confusão

Ferro

O ferro é vital para manter a saúde. Transporta oxigênio em seu corpo e está envolvido no crescimento celular. O ferro é armazenado no corpo como hemoglobina e mioglobina, que fornecem oxigênio para os tecidos e músculos, respectivamente. Você encontra ferro em alimentos de origem animal, como carne vermelha, peixe e aves, e alimentos vegetais, como lentilhas, espinafre e feijão. A dose diária recomendada de ferro é de 8 miligramas para homens e 18 miligramas para mulheres. Mulheres grávidas precisam de quantidades maiores, mas muito ferro tem efeitos tóxicos.

Deficiência de ferro

De acordo com o Instituto Linus Pauling, a deficiência de ferro é a principal deficiência de nutrientes nos Estados Unidos. O primeiro estágio da deficiência de ferro ocorre quando os níveis de ferro armazenados diminuem. No segundo estágio, você tem uma capacidade prejudicada de formar glóbulos vermelhos. Eventualmente você desenvolverá anemia ferropriva caracterizada por células sanguíneas menores com menos hemoglobina. Os sintomas da deficiência de ferro incluem fadiga, taquicardia, diminuição do desempenho e dificuldade em manter a temperatura corporal. Você corre o risco de ter uma deficiência de ferro se não comer alimentos ricos em ferro suficientes, por isso os vegetarianos precisam ser extremamente cuidadosos. Certas doenças, como a doença celíaca, colocam você em risco, assim como a perda excessiva de sangue, a cirurgia de bypass gástrico e o exercício excessivo. Certifique-se de evitar alimentos ricos em cálcio, café e chá quando comer ferro, pois eles podem inibir a absorção de ferro.