Doença Hepática Em Um Shih Tzu

Autor: | Ultima Atualização:

"Eu realmente prefiro comer um pouco de fígado do que ter um problema com o meu próprio."

Com seu espírito alegre e amoroso e olhos brilhantes e felizes, Shih Tzu transforma um lugar comum em um verdadeiro lar. Mas a doença do fígado pode diminuir a luz naqueles olhos doces. Aprenda o que observar e faça para administrar esta condição séria, e mantenha seu Tzu cheio de espírito.

Função do fígado explicada

O fígado é essencial para manter a saúde. Suas muitas funções incluem filtrar toxinas, produzir proteínas e armazenar açúcar. A maior parte do sangue enviado para esses processos é proveniente dos intestinos, estômago, pâncreas e baço, entregues ao fígado por uma veia chamada veia porta. Dentro do fígado, a veia porta ramifica-se em vasos menores e menores que enviam sangue através dos tecidos do fígado e de cada célula do fígado, limpando toxinas e produzindo as proteínas necessárias para o crescimento e a função canina normal.

Doença Hepática e Shih Tzus

A doença hepática é um rótulo amplo que descreve qualquer problema com a função hepática que causa doenças. Várias coisas podem diminuir a função hepática, como infecções, toxinas, certas drogas, tumores e anormalidades vasculares. Embora qualquer um desses fatores possa desencadear uma doença hepática em um Shih Tzu, os problemas hepáticos mais comuns que afetam a raça envolvem defeitos vasculares, especificamente displasia microvascular hepatoportal e shunts portossistêmicos do fígado - nomes enormes para condições que podem causar problemas enormes. Mas quanto mais você sabe sobre essas condições, mais você pode fazer para ajudar seu pequeno "cão leão" a permanecer saudável e cheio de espírito.

O que é HMD e PSS?

Em alguns Shih Tzus, os vasos microscópicos dentro o fígado que sai da veia porta é anormal - subdesenvolvido ou completamente ausente. Esta condição é chamada de displasia microvascular hepática (ou atresia portal). Por causa do fluxo sangüíneo reduzido, o fígado se atrofia, ou se torna menor, e é incapaz de desempenhar suas funções normais. Um desvio portossistêmico ocorre quando um vaso sangüíneo desvia o sangue do intestino, do estômago, do pâncreas e do baço ao redor do fígado, e não através dele, impedindo que o fígado faça o trabalho que precisa fazer no sangue. A SSP pode ocorrer dentro do fígado (intra-hepática) ou fora do fígado (extra-hepática); pode ser única ou múltipla, congênita (presente ao nascimento) ou adquirida (formada mais tarde na vida). O shunt do fígado mais comumente encontrado em Shih Tzus é o shunt portossistêmico extra-hepático único.

Sinais de doença hepática

A doença hepática em estágio inicial pode ser difícil de reconhecer porque seus sinais geralmente são tão vagos. Incluem falta de interesse em comida; um comportamento quieto; e episódios persistentes e ocasionais de vômito e, às vezes, diarréia. Um grande sinal de possível doença hepática é um tempo de recuperação lenta após anestesias ou sedativos. Conforme a doença progride, os sintomas se tornam mais alarmantes. Se o sangue estiver contornando o fígado ou se o fígado não estiver funcionando completamente, a amônia e outras toxinas se acumulam na corrente sanguínea e têm um efeito venenoso no cérebro do seu cão pequeno, causando encefalopatia hepática. Pode ser doloroso ver seu outrora brilhante e animado Tzu descoordenado, desorientado e se comportando estranhamente - circulando sem pensar, ficando preso atrás das coisas e pressionando a cabeça (isto é, esbarrando em uma parede ou objeto e simplesmente parado lá, pressionando a cabeça contra

Diagnóstico e Tratamento

Frequentemente, mas nem sempre, um exame de sangue mostrará enzimas hepáticas elevadas em um filhote com doença hepática. Testes especiais, como o teste dos ácidos biliares, mostrarão com mais clareza a extensão do problema hepático, e seu veterinário pode sugerir exames complementares, como radiologia ou biópsia hepática. O tratamento da doença hepática depende da causa. Por exemplo, uma única anastomose portossistêmica extra-hepática - a derivação mais comumente observada em Tzus - é freqüentemente corrigível com a cirurgia. HMD, por outro lado, não pode ser corrigido cirurgicamente, mas muitos cães com a condição não apresentam sintomas. Os sintomas da doença hepática que não podem ser corrigidos com cirurgia são frequentemente administrados medicamente, geralmente com a ajuda de uma dieta especial. Dando sua lactose de cachorro, um açúcar sintético, pode ajudar a eliminar amônia e outras toxinas de seus intestinos. Alguns veterinários prescrevem antibióticos por um curto período de tempo. Enquanto muitos Shih Tzus com doença hepática mostram um agravamento dos sintomas ao longo do tempo, alguns em tratamento médico fazem muito bem e vivem uma vida normal, ou quase normal,