Limitações Da Entrevista Motivacional

Autor: | Ultima Atualização:

Você não pode usar muitas das ferramentas que aprendeu na escola quando está praticando entrevistas motivacionais

A entrevista motivacional é uma técnica de aconselhamento frequentemente usada para tratar pessoas com distúrbios como dependência e excessos. Requer que os conselheiros sejam mais solidários do que coercitivos para dar aos pacientes tempo para chegarem a suas próprias conclusões sobre seus problemas. Ele tem suas limitações, no entanto, como fazer com que os clientes retornem para várias sessões. Mesmo que os pacientes reconheçam seus problemas, eles podem ter dificuldade em construir a motivação que precisam mudar.

Você precisa de tempo para construir um relacionamento

Os clientes muitas vezes se tornam muito resistentes a mudanças quando não gostam de seus terapeutas. De acordo com um artigo de 2009 no "Journal of Clinical Psychology", os conselheiros devem dar um passo para trás e, mesmo que possam ver claramente os problemas atuais, precisam deixar os clientes acreditarem que são os especialistas em suas próprias vidas. Uma abordagem de confronto pode alienar um cliente e levá-lo a cavar seus calcanhares ainda mais fundo, recusando-se a mudar. Com a entrevista motivacional, você precisa de tempo para construir confiança com os pacientes, que às vezes não têm tempo para chegar a suas próprias conclusões devido a questões legais ou problemas de saúde.

Os pacientes precisam de clareza cognitiva

Entrevista motivacional só funciona se os clientes puderem participar plenamente no processo. Se eles estão sofrendo de um transtorno mental que é fisicamente baseado, como transtorno bipolar ou depressão, eles têm pouco controle sobre suas respostas a menos que tomem medicação para controlar suas condições. Uma vez que um cliente é medicado, você se depara com problemas adicionais que podem interferir nos estilos de tratamento de entrevista motivacional. Embora a técnica tenha se mostrado bem sucedida no tratamento do alcoolismo, por exemplo, mesmo que uma pessoa saiba que ela tem um problema com a bebida, ela precisa ser capaz de chegar a essa conclusão por conta própria, descobrir que precisa mudar e para planos de tratamento

Não-tamanho-único

Ao contrário de outras terapias que você tenha aprendido na escola, você não pode usar as técnicas usadas em entrevistas motivacionais e aplicá-las igualmente em todas as áreas, de acordo com Instituto Nacional sobre Abuso de Drogas. É um estilo muito individual de tratamento, e você deve ser capaz de mudar a forma como faz negócios para cada cliente. Como tal, os terapeutas que empregam entrevistas motivacionais devem estar preparados para mudar a maneira de entregar o tratamento com cada cliente. Por exemplo, toda pessoa demonstra sua prontidão para mudar de maneiras diferentes e em momentos diferentes. Além disso, não existem ferramentas clínicas que você possa usar para esse processo; você tem que seguir seus instintos tanto quanto qualquer outra coisa, o que pode ser difícil para alguns profissionais que dependem de suas ferramentas de treinamento e aconselhamento subjetivo. Os praticantes referem-se ao “espírito da entrevista motivacional”, em vez de qualquer técnica de tamanho único.

Acompanhamento é crucial

Como a modificação do comportamento é o objetivo principal da entrevista motivacional, ela deve estar ligada algum tipo de tratamento de acompanhamento por um período substancial de tempo. Isso muitas vezes não é possível, especialmente se o cliente depende de reembolso de seguro para pagar por seu tratamento. O cliente pode ter alterado o comportamento prejudicial, mas pode não durar. Uma vez que você tenha completado suas sessões e a cliente tenha entrado em tratamento ou tenha concordado com um plano de alimentação saudável por ter diabetes ou excesso de peso, a entrevista motivacional não tem um processo definitivo para garantir que o compromisso se mantenha, apesar de outros mecanismos de tratamento, como apoio participação do grupo, de acordo com a American Diabetes Association.