A Probabilidade De Toxoplasmose Em Gatos Em Ambientes Fechados

Autor: | Ultima Atualização:

É improvável que um gato somente em ambientes fechados seja contagioso.

A toxoplasmose é algo sobre o qual os donos de gatos grávidas podem ouvir falar. Esta doença pode causar defeitos congênitos e parto prematuro. A toxoplasmose é também a principal causa de morte por doenças transmitidas por alimentos, de acordo com o Center for Disease Control. É improvável que você consiga toxoplasmose de gatos domésticos.

O que é toxoplasmose?

A toxoplasmose é uma infecção causada por um parasita unicelular chamado Toxoplasma gondii. Ela existe em todo o mundo, e os humanos e animais a carregam. Cerca de 60 milhões de pessoas só nos Estados Unidos carregam o parasita. As pessoas podem ser infectadas pelo parasita toxoplasmático comendo carnes mal cozidas, submetidas a transfusões de sangue ou transplantes de órgãos, e não praticando hábitos sanitários adequados, como lavar as mãos antes de comer depois de manusear o solo contaminado e limpar as caixas de areia do gato.

Os gatos são portadores definitivos do parasita toxoplasmático, o que significa que o parasita só pode produzir óvulos (chamados oocistos) quando infecta um gato. O parasita infecta um gato quando o gato come presas infectadas ou carne crua infectada. Se o gato nunca ingeriu o parasita, o parasita começa a produzir oocistos três a 10 dias após a ingestão. Quando seu gato poops, ele vai excretar esses oocistos no cocô por 10 a 14 dias. Uma vez fora do corpo do gato, os oocistos levam de um a cinco dias para se tornarem infectantes. Outros animais são hospedeiros intermediários - eles não perdem oocistos, mas carregam o parasita em seus sistemas. Em vez disso, os animais infectados irão produzir cistos em seus tecidos; se um animal comer o tecido cru, ele se tornará um portador da toxoplasmose.

Sintomas da toxoplasmose em gatos

A maioria dos gatos não apresenta sinais de infecção por toxoplasmose. Aqueles que apresentam podem apresentar comprometimento do sistema imunológico com febre, letargia e falta de apetite. Alguns gatos têm pneumonia, a visão de outros gatos ou o sistema nervoso são afetados. Em casos raros, seu gato pode sofrer cegueira, sensibilidade à luz, convulsões, alterações de personalidade, dificuldade para comer, incapacidade de controlar as funções da bexiga e do intestino, andando em círculos, falta de coordenação e outros sintomas que podem indicar um sistema nervoso afetado. Gatos Internos e Toxoplasmose

É pouco provável que os gatos só de dentro de casa sejam infectados com toxoplasmose, a menos que comam dietas de carne crua ou que seu gato coma um roedor. Se o seu gato está infectado com toxoplasmose, é uma doença limitada. Ocorre apenas uma vez na vida de um gato; dentro de um mês, seu gato vai parar de derramar oocistos. Mesmo assim, o cocô não será infeccioso até um a cinco dias após a defecação do gato - então remover as fezes da caixa de areia em menos de 24 horas torna improvável que alguém seja infectado.

Risco de contrair toxoplasmose Meu gato

Tão assustador quanto a toxoplasmose pode ser, você tem uma chance melhor que 1 em 4 de já carregá-lo sem saber comer carne mal cozida, manusear a sujeira e não lavar as mãos, ou talvez através de lidar com cocô de gato. Quando isso aconteceu, você provavelmente sentiu sintomas semelhantes aos da gripe. Uma vez infectado, você não pode obtê-lo novamente. Se o seu gato foi infectado antes, ele não pode ser infectado novamente e, portanto, não pode infectar você. Supondo que você e seu gato não tenham sido infectados, seu gato interno deve ser exposto a ele para produzir oocistos. Supondo que isso aconteça, os oocistos perdem dois por semanas. Durante essas duas semanas, o cocô deve ficar na caixa de areia por mais de um dia antes que a toxoplasmose se torne viva. Se você estiver grávida, use luvas e pique o lixo diariamente. Ou melhor ainda, peça ao seu outro significativo para fazê-lo.