Tempo De Vida De Gatos Com Aids Felina

Autor: | Ultima Atualização:

Todos os gatos novos devem ser testados antes de serem levados para casa.

O vírus da imunodeficiência felina, ou FIV, é um patógeno assustador para os donos de gatos. Embora seja impossível prever quanto tempo seu animal viverá com o FIV, não há motivo para desistir do seu amigo peludo. Alguns gatos vivem saudavelmente por muitos anos após a infecção inicial.

Progressão da doença

O patógeno do FIV não se manifesta de maneira previsível. Causa sintomas imediatos em alguns gatos, mas pode levar vários anos para causar um efeito perceptível em outros. Seu animal de estimação também pode ter crises de doença, seguidas por longos períodos de saúde. O vírus enfraquece gradualmente o sistema imunológico do seu gato, o que o deixa vulnerável a infecções secundárias. Essas outras infecções causam muitos dos sintomas associados ao FIV, de acordo com a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Cornell. É também por isso que a progressão da doença é tão imprevisível. Se seu animal de estimação tiver sorte, ele pode não estar exposto a patógenos que causam infecções secundárias graves, o que pode aumentar significativamente sua expectativa de vida.

Diagnóstico

Os veterinários podem diagnosticar o FIV realizando exames de sangue que rastreiam o anticorpo produzido pelo seu corpo do gato para combater o vírus. Eles podem recomendar testes se o seu gato tiver problemas crônicos de saúde ou se ele apresentar outros sintomas da doença, como inchaço dos gânglios linfáticos, vômitos ou letargia. A média de vida dos gatos com FIV é de aproximadamente cinco anos após o diagnóstico, de acordo com o Hospital Central do Texas. Pergunte ao seu veterinário para obter dicas sobre como manter seu gato saudável e melhorar sua expectativa de vida. Ele pode prescrever antibióticos para combater infecções secundárias e recomendar alimentos de alta qualidade para seu animal de estimação. Lembre-se, uma infecção por FIV não é uma boa razão para ter seu gato sacrificado a menos que ele esteja em extrema dor constante.

Mudanças no estilo de vida

Enquanto seu gato não estiver satisfeito, você deve fazer alguns ajustes em sua vida. rotina diária para aumentar suas chances de sobrevivência. Ter seu gato FIV-positivo fixado e mantê-lo dentro de casa em todos os momentos. Você também deve separá-lo de gatos que não têm FIV. Embora o FIV não seja altamente contagioso entre os felinos amigos, há uma chance de que ele se espalhe para outros gatos compartilhando pratos de comida ou água ou durante brigas de brincadeiras. Manter os gatos longe também reduzirá as chances do gato infectado de contrair patógenos que causam infecções secundárias, de acordo com a ASPCA

Saúde e Nutrição

A chave para aumentar a expectativa de vida do seu gato é comida de qualidade e um ambiente livre de estresse . Certifique-se de que seu animal de estimação sempre tenha acesso a água e a um lugar confortável para dormir. Verifique se há pulgas, carrapatos e outros parasitas toda semana. Embora essas pragas não sejam um problema para a maioria dos adultos saudáveis, elas são muito mais exigentes quanto aos gatinhos imunocomprometidos. Administrar antibióticos e medicamentos anti-inflamatórios exatamente como o seu veterinário recomenda. Não alimente o seu gato com alimentos crus, porque o seu sistema imunológico não pode combater as bactérias comuns que vivem em praticamente todos os materiais orgânicos não cozidos.