Exercícios De Força De Perna Para O Balé

Autor: | Ultima Atualização:

Para melhorar seu balé, concentre-se no fortalecimento dos isquiotibiais, adutores e bezerros.

Músculos fortes e tonificados ficam nas pernas longas e finas de um bailarino. Músculos fortes das pernas permitem que um bailarino pule alto, gire com equilíbrio e controle, e execute os movimentos lentos e mantidos dos adágios graciosos. Se você já experimentou músculos doloridos nas pernas depois de uma aula de ballet particularmente desafiadora, percebe que os músculos usados ​​no ballet não são exatamente os músculos que você usa em suas atividades diárias normais. Você pode melhorar sua dança fortalecendo os músculos específicos das pernas.

Isquiotibiais

Localizado na parte de trás das coxas, os isquiotibiais permitem que você levante a perna em arabescos, mantenha a postura correta do balé e pule. Para fortalecer esses músculos, deite-se de bruços no chão, com as mãos sob a testa e as pernas juntas. Dobre os joelhos e flexione os tornozelos para que as solas dos pés fiquem voltadas para o teto. Expire ao levantar as coxas do chão alguns centímetros, mantendo a parte superior do corpo em contato com o chão. Você deve sentir os músculos das costas das coxas funcionando. Mantenha a contração por cerca de cinco segundos antes de abaixar as coxas para o chão. Repita 10 a 15 vezes.

Adutores

Os músculos internos da coxa, ou adutores, trazem as pernas para o centro do corpo. No ballet, esses músculos ajudam a manter sua participação e o alinhamento da pelve. O fortalecimento desses músculos pode melhorar o alinhamento do seu balé e seus saltos, particularmente suas montagens e saltos com batidas. Para fortalecer esses músculos, deite-se do lado esquerdo com as pernas esticadas. Coloque o braço esquerdo ao longo do chão e segure-se, colocando a mão direita no chão em frente ao seu corpo. Vire-se e levante as duas pernas do chão, usando os músculos abdominais para evitar que o corpo role para frente ou para trás. Com uma pequena ação pulsante, contraia e libere a coxa esquerda contra a coxa direita 10 vezes. Relaxe e repita pelo menos mais duas vezes antes de trocar de lado

Bezerros

A força da panturrilha é essencial para pular e trabalhar no relevé. Ao fortalecer os músculos da panturrilha, preste atenção ao alinhamento do tornozelo. Manter os tornozelos e os calcanhares alinhados com o segundo dedo do pé estabilizará o tornozelo e ajudará a prevenir entorses de tornozelo, tanto nas aulas de balé quanto nas atividades diárias. Para fortalecer os músculos da panturrilha, fique de frente para uma barra ou bancada e use essa superfície como apoio. Coloque uma pequena bola, como uma bola de tênis, entre os calcanhares, no espaço logo atrás dos ossos do tornozelo. Levante os tornozelos o mais alto que puder, apertando a bola suavemente entre os calcanhares para que ela não escorregue. Segure o topo do seu relevé por cerca de cinco segundos antes de abaixar lentamente os calcanhares. Repita de 15 a 30 vezes

Considerações

Estar ciente de seus tendões e adutores pode ajudá-lo durante sua aula de balé. Tente realizar esses exercícios, bem como o exercício para os músculos da panturrilha, como parte de seu aquecimento. Depois, durante a barra, concentre-se em sentir a energia escorrendo pelas costas das pernas, das nádegas até os calcanhares. Isso envolve seus músculos isquiotibiais, o que permitirá que você coloque corretamente sua pélvis. Além disso, pense em ativar os músculos da coxa toda vez que você estiver na primeira ou quinta posições. Eles ajudarão você a manter sua participação.