Deformidades De Gatinhos

Autor: | Ultima Atualização:

"Oh, não foi nada que uma pequena cirurgia não consiga consertar."

Embora muitos gatinhos nascidos com deformidades ou defeitos congênitos não sobrevivam, alguns podem sobreviver. O prognóstico depende da natureza da deformidade e do quanto você está disposto a fazer - e gastar - com seu amigo com necessidades especiais. Certos defeitos congênitos ocorrem mais freqüentemente em gatos de raça pura.

Spina Bífida

Gatinhos com espinha bífida nascem com uma medula espinhal exposta. Embora geralmente seja algo que você notará imediatamente, você definitivamente pegará algumas semanas após o nascimento, quando os gatinhos começarem a andar. Enquanto alguns gatinhos podem exibir fraqueza nas pernas traseiras ou um modo de andar estranho, outros não podem andar e também sofrem de incontinência. A espinha bífida é especialmente comum em gatinhos Manx. Enquanto seu veterinário pode realizar uma cirurgia para manter a medula espinhal coberta, não há muito mais que possa ser feito com um gatinho afetado. Dependendo da gravidade da aflição, você pode optar por sacrificar o gatinho

Fissura Palatina

Bastante comum em gatos siameses, uma fenda palatina ocorre quando os dois lados que compõem o céu da boca não fecham quando o gatinho ainda está no útero. Esta deformidade pode ser reparada cirurgicamente uma vez que o gatinho tenha entre 3 e 4 meses de idade. Nesse meio tempo, você terá que alimentar o gatinho com um mamilo longo que garante que o alimento entre na parte da boca atrás do palato, ou através de um tubo de alimentação inserido no estômago do gatinho.

Problemas nos olhos

Enquanto certas deformidades oculares são óbvias desde o nascimento, você pode não notar outras até que o gatinho atinja a idade de 6 a 8 semanas. O entrópio, comum em gatos persas e himalaicos, ocorre quando as pálpebras se movimentam para dentro, causando constante irritação nos olhos. Outras deformidades oculares incluem falta de olhos, pálpebras ou ductos lacrimais, catarata e olhos extremamente pequenos. Alguns problemas oculares respondem à correção cirúrgica. Atendendo aos devidos cuidados e mantidos dentro de casa, um gato cego pode ter uma boa qualidade de vida.

Gatos de raça pura

Como os gatos de raça pura extraem um pool genético menor do que a média dos felinos criados aleatoriamente, defeitos congênitos e deformidades são mais frequentes . Se você pretende criar seu gatinho de raça pura, pense duas vezes se ela ou algum de seus parentes próximos sofrer de defeitos congênitos. Você também deve investigar cuidadosamente o histórico de possíveis parceiros reprodutores felinos para garantir que eles estejam livres de falhas genéticas.

Outros defeitos congênitos

Nem todas as deformidades são óbvias no nascimento. Alguns não aparecem até o gatinho ficar mais velho, incluindo vários defeitos cardíacos, shunt do fígado e problemas neurológicos. Algumas deformidades, como o polidactilismo, ou os dedos extras, não são um grande problema. A exposição a toxinas ou certos medicamentos durante a gravidez pode fazer com que um gato dê à luz filhotes com deformidades. Embora seu veterinário evite dar medicamentos potencialmente prejudiciais a uma gata grávida, informe seu veterinário se houver qualquer chance de o seu gato não-gordo estar grávida. A maioria das deformidades causadas por drogas ou substâncias químicas ocorre nos primeiros estágios da gravidez.