O Pó De Talco É Venenoso Para Gatos?

Autor: | Ultima Atualização:

Os gatos não devem inalar ou engolir pó de talco.

O talco, feito do talco mineral, é o principal ingrediente do talco para bebês, muitos pós tópicos para adultos e alguns produtos para animais de estimação. Se inalado ou ingerido, o pó de talco pode envenenar um gato. Enquanto isso, alguns estudos ligam pó de talco e câncer, embora os testes tenham sido inconclusivos no momento da publicação O pó de talco é um produto feito de um mineral chamado talco; é principalmente magnésio, silício e oxigênio. Em sua forma natural, o talco pode conter amianto, embora os pós de uso doméstico tenham sido livres de amianto desde a década de 1970. O pó de talco é um ingrediente básico dos pós para bebês e adultos, e está presente em alguns produtos para animais de estimação, incluindo xampus e pós para higiene pessoal. Embora seja eficaz em absorver a umidade e reduzir a erupção causada pelo atrito, o talco apresenta alguns riscos à saúde quando inalado ou ingerido

Intoxicação por Talco

O site Medline Plus dos Institutos Nacionais de Saúde observa que o envenenamento por pó de talco pode ocorrer se o pó é inalado ou engolido. O site lista muitos sintomas de envenenamento por pó de talco, com problemas respiratórios mais comuns. Problemas específicos incluem dificuldade para respirar, respiração rápida ou superficial, tosse e insuficiência pulmonar. Outros sinais incluem mau funcionamento da bexiga e do rim, irritação dos olhos e da garganta, letargia, febre, espasmos, bolhas na pele, diarréia e vômitos, convulsões e coma.

Talco e câncer

A American Cancer Society diz algumas preocupações sobre cancro do caule de talco contendo amianto, um conhecido agente cancerígeno. Uma vez que esses produtos estão fora do mercado, a atenção voltou-se para o pó de talco sem amianto. A ACS observa estudos mostrando que alguns animais de laboratório expostos ao talco sem amianto desenvolveram tumores, e outros não. Outros estudos mostraram um aumento de 30 por cento no câncer de ovário em mulheres que usaram pó de talco como produto de higiene feminina.

Conclusões Gerais

Alguns tratadores borrifam talcos em gatos de pêlo comprido para ajudar a desembaraçar o pêlo emaranhado. No entanto, alternativas estão em ordem desde inalar ou engolir o pó está ligado a problemas respiratórios, problemas do sistema nervoso, câncer, reações cutâneas e outros problemas. Uma vez que os gatos se limpam rotineiramente, vale a pena considerar o que entra em contato com suas peles, pele e patas, incluindo produtos em pó de talco ou lixo. Alternativas incluindo cortar ou separar as esteiras à mão e evitar produtos para animais com pó de talco.