A Lombriga É Contagiosa Em Gatos?

Autor: | Ultima Atualização:

Um gato com lombrigas pode não apresentar sinais externos.

A maioria dos gatos é hospedeira de alguma forma de parasita durante suas nove vidas. As lombrigas são vermes longos e semelhantes a espaguete que passam a vida nadando em torno dos intestinos do seu gato. Infelizmente, esses aproveitadores não são exclusivos para gatos e podem facilmente passar para outros animais ou seres humanos

Infestação Inicial

Lombrigas não aparecem magicamente em seu gato, mesmo que você não tenha nenhuma ideia de como eles chegaram lá. . Estes parasitas traquinas encontram seu caminho em um hospedeiro felino através da ingestão na forma de ovo. Isso pode acontecer por meio do leite materno contaminado, da limpeza após o contato com o cocô infectado ou do solo ou pela ingestão de uma presa infectada. Uma vez nos intestinos do gato, os ovos eclodem e as lombrigas das larvas viajam através das entranhas do gato enquanto amadurecem. Semanas depois, os juvenis bem viajados retornam aos intestinos, onde amadurecem em adultos e começam a botar seus próprios ovos. Estes são então derramados no cocô do gato ou depositados ao redor do fundo do gato para cair e esperar por outro hospedeiro desavisado. Assim, o ciclo de vida da lombriga começa de novo

Sintomas, Diagnóstico e Tratamento

A coisa mais frustrante e mais perturbadora sobre as lombrigas é que você pode nunca saber que seu gato está infectado. Em muitos casos, um gato com vermes mexendo em seu intestino pode nunca mostrar quaisquer sintomas da festa do parasita acontecendo. Na verdade, o primeiro sinal de um problema pode ser alguns longos fios de vermes mortos na caixa de areia do seu gato ou vômito. Infestações pesadas podem causar problemas de saúde para o gato, pois os vermes dispersam nutrientes vitais. O diagnóstico é fácil se você encontrar minhocas descartadas em sua caixa de areia diária, ou se seu veterinário pode examinar o cocô de seu gato em busca de sinais de ovos. Algumas doses de medicação de vermifugação normalmente mata os intrusos na barriga do seu gato, com os cadáveres das minhocas acabando em uma confusão na caixa de areia.

As larvas de vermes preferidos

não são parasitas exigentes e se fazem em casa. em gatos, cães e humanos. Um gato infectado pode passar seus invasores irritantes para todos os outros membros da casa. Companheiros de casa felinos podem ingerir ovos de sessões sociais ou passar por cocô infectado durante o intervalo. Os cães geralmente são infectados por “petiscar” nas caixas de areia ou andar onde os ovos caíram e depois engolir enquanto eles se preparam. Humanos, especialmente crianças, geralmente pegam ovos quando interagem com sujeira ou caixas de areia infectadas e não lavam antes de tocar suas bocas.

Pare o Ciclo

Mesmo que o tratamento seja bastante simples e direto, isso não para a possibilidade de que a infestação possa acontecer novamente. Dê a todos os seus animais de estimação - cães e gatos - tratamentos preventivos mensais para matar continuamente qualquer lombrigas que possam se mover, e colher diariamente caixas de areia para remover qualquer cocô infectado antes que os ovos tenham a chance de encontrar um novo hospedeiro. Lave cuidadosamente as caixas de areia e quaisquer superfícies possivelmente contaminadas, como balcões em que seu gato possa pular e roupas de cama de animais de estimação, com água quente e alvejante para remover completamente os ovos. Lave as mãos depois de trabalhar fora no jardim ou limpando as caixas de gato para minimizar a chance de introduzir rastejadores assustadores em seu trato intestinal.