É Normal Que Os Gatos Mãe Deixem Os Gatinhos Periodicamente?

Autor: | Ultima Atualização:

Desde que seus gatinhos estejam ganhando peso, a mãe está passando tempo suficiente com eles.

Assim como todas as novas mamães, sua mamãe gata deve ter um pouco de "eu tempo" também. Ela vai deixar seus filhotes por alguns minutos de cada vez para uma visita à caixa de areia ou para comer e beber. Quanto mais velhos seus gatinhos, mais tempo ela vai gastar.

Recém-nascidos

Durante a primeira semana de vida, a mamãe gata deixará seus bebês apenas por alguns breves momentos todos os dias. Durante os primeiros dias de vida, os gatinhos não são apenas cegos e surdos, mas dependem da mãe para regular a temperatura do corpo, para a comida e até mesmo para estimulação. É melhor que você mantenha sua caixa de areia, comida e água perto de seus bebês. Ela não quer ir longe durante esses primeiros dias críticos.

Crianças

No momento em que os gatinhos têm 3 semanas de vida, eles não são tão dependentes da mãe. Mamãe gata pode ficar um pouco mais longe dos gatinhos, explorando um pouco ou procurando um pouco de carinho antes de voltar para suas responsabilidades maternais. Neste ponto, ela está amamentando os gatinhos por períodos mais curtos de tempo. Seus olhos e ouvidos se abriram e estão começando a andar. Eles podem até mesmo começar a explorar um pouco longe de sua caixa de nidificação, embora o gato mamãe possa chamá-los de volta se eles forem longe demais.

Desmame

Quando seus bebês tiverem 6 a 8 semanas de vida, o gato mamãe começará a desmame-os. Neste ponto, ela começará a gastar mais tempo longe de seus bebês. Ela pode até encontrar uma janela ensolarada e cochilar por algumas horas enquanto seus bebês brincam ou dormem em sua própria área. Durante esse tempo, ela também começará a ensinar seus bebês a caçar, a usar a caixa de areia e outras habilidades que os ajudarão a serem adultos bem-sucedidos.

Crescendo

Embora eles não sejam mais dependentes dela e dela vai gastar mais tempo longe deles, mamãe gato ainda está ensinando seus bebês habilidades importantes e socialização até que sejam 10 a 12 semanas de idade. Embora os gatinhos sejam frequentemente colocados para adoção quando são tão jovens quanto 6 semanas de idade, é melhor que os gatinhos fiquem com a mãe até que estejam pelo menos 10 semanas. Isso garantirá que a gata mamãe tenha a chance de ensiná-los e que os ajudará a serem gatos adultos mais estáveis.