É Normal Que Os Gatos Adultos Percam Os Dentes

Autor: | Ultima Atualização:

Verifique os dentes do seu gato para mantê-lo saudável.

Se o seu gato adulto tiver um sorriso decididamente aberto - em outras palavras, ele perdeu alguns pedaços - ele não está sozinho. Muitos gatos perdem um dente ou dois ao longo de suas vidas. Enquanto a perda de dentes felinos é comum, não é normal. É o resultado de uma lesão ou infecção.

Dentes Básicos

Se os dentes do seu gato adulto estão caindo, faça uma visita ao veterinário para descobrir o que está errado. Mesmo que apenas um dente tenha caído, não arrisque a saúde de Kitty. Leve-o para fora. Como as pessoas, os gatos têm dentes de leite. Eles se desenvolvem quando o gatinho tem cerca de 4 semanas a 6 semanas de idade. Também gosto de pessoas, gatos perdem seus dentes de leite. Seus dentes adultos - trinta no total, compostos de incisivos, pré-molares, caninos e molares - devem crescer até os 6 meses de idade. Esses dentes adultos são permanentes. Os gatos não devem perder nenhum deles

Causas

Existem dois principais culpados pela perda de dentes: lesão e dieta. Está certo. Dieta. Supondo que seu gato não sofreu uma lesão dentária, se ele está perdendo dentes, é provavelmente por causa do que ele está comendo. Ao contrário dos cães ou humanos, os gatos não têm superfícies de moagem nos dentes. Sua dieta natural consiste em carne, não comida seca ou enlatada. E, ao contrário da crença popular, a comida seca regular não limpa os dentes de um gato. O acúmulo de alimentos enlatados ou secos nos dentes leva a doenças dentárias, como doença periodontal, gengivite e lesões reabsortivas odontoclásticas.

Doença

O acúmulo de alimentos nos dentes de gatos leva à doença periodontal, gengivite e reabsorção odontoclástica lesões, mas o que exatamente isso significa? A doença periodontal ocorre quando a comida se acumula ao redor dos dentes e gengivas. Combinado com bactérias, forma uma placa, que por sua vez se transforma em tártaro. O tártaro entra na gengiva e fica inflamado. Neste ponto, as gengivas podem se afastar e se separar dos dentes. As gengivas tornam-se sensíveis e desenvolvem focos de infecção. E então os dentes caem. Não há como reverter os danos - se os dentes afetados não caírem por conta própria, eles devem ser removidos cirurgicamente. Pobre gatinho! A gengivite ocorre antes da doença periodontal completa - é a primeira inflamação das gengivas. O tratamento ainda é possível neste momento, então não hesite em visitar um veterinário, se você suspeitar que é um problema. Enquanto isso, lesões reabsortivas odontoclásticas se desenvolvem por causa da placa e podem levar a danos permanentes ao dente infectado.

Prevenção

Quer impedir que seu gato precise de uma visita ao dentista? Escove os dentes todos os dias. Pode parecer estranho ou uma boa maneira de ser arranhado, mas é a única maneira de garantir que os dentes e gengivas do seu felino favorito permaneçam saudáveis. Uma limpeza anual no consultório do veterinário também pode ajudar a manter a placa bacteriana e o tártaro na baía. Se você realmente quiser ajudar os cães do seu gato, pergunte ao veterinário sobre a alimentação de alimentos que reduzem o tártaro.