É Legal Exigir Fluência Em Espanhol Para Conseguir Um Emprego Nos Eua

Autor: | Ultima Atualização:

Exigir fluência em espanhol como condição de emprego viola a lei federal

Exigir fluência em espanhol para obter ou manter um trabalho nos Estados Unidos viola as disposições discriminatórias de raça e origem nacional do Título VII da Lei de Direitos Civis de 1964, de acordo com a Comissão de Oportunidades Iguais de Emprego (EEOC) dos EUA. Somente em alguns casos um empregador pode estipular um requisito de fluência.

Discriminação

A lei federal proíbe que um empregador discrimine um funcionário ou funcionário em potencial com base em idade, sexo, raça, nacionalidade, religião e casamento e família. status. Origem nacional inclui sua ascendência, local de nascimento e cultura. Discriminar contra você por causa da etnia do seu sobrenome também viola a lei federal. Já que a língua que você fala está diretamente ligada à sua origem nacional, exigir que você fale qualquer outra coisa também viola a lei federal

Requisitos de Fluência

A EEOC permitirá que um empregador exija fluência em um idioma específico quando necessário o “desempenho efetivo do cargo para o qual é imposto”. Por exemplo, uma empresa que tem muitos clientes que falam apenas espanhol pode exigir legalmente que os funcionários que interagem com esses clientes falem espanhol. No entanto, a EEOC adverte contra a aplicação uniforme desta regra, porque o grau de fluência varia de trabalho para emprego, mesmo dentro da mesma empresa. Usando o exemplo de uma empresa que tem clientes que falam espanhol, a empresa não pode legalmente exigir que os funcionários que não interagem com clientes falantes de espanhol sejam fluentes em espanhol.

Aplicação

Você pode registrar uma reclamação junto à EEOC se seu empregador baseia o emprego em saber se você fala um determinado idioma. A EEOC então investigará e poderá até entrar com uma ação contra seu empregador. Por exemplo, em 2009, processou a Michoacan Seafood Group, LLC por demitir dois funcionários qualificados que não falavam espanhol. Procurava impedir permanentemente a empresa de discriminar seus empregados. Também solicitou salários atrasados, indenizações compensatórias e punitivas e outros benefícios para os funcionários demitidos e vários outros ex-funcionários que não sabiam falar espanhol.

Solicitação

Durante a investigação, a EEOC considerará as razões de um empregador para exigir fluência em um idioma como o espanhol. Por exemplo, a EEOC acredita que exigir que os funcionários falem apenas um idioma enquanto estão no trabalho, especialmente se esse idioma não for seu idioma principal, é discriminatório, independentemente do motivo comercial. A EEOC pode permitir que um empregador exija que os funcionários falem em um determinado idioma, como o espanhol, em determinados horários durante o dia de trabalho, mas somente quando justificado por necessidade comercial.

Notificação

Seu empregador deve notificá-lo de fluência exigência, especialmente quando a língua não é o seu idioma principal. Demitir ou disciplinar você por não ser fluente, ou não lhe oferecer um emprego porque você não é fluente, viola a lei federal. Um empregador pode enfrentar consequências legais ao fazê-lo.