Uma Hipoteca Residencial É Um Exemplo Da Tvm?

Autor: | Ultima Atualização:

Sua hipoteca não é apenas uma fatura mensal; é uma lição mensal na TVM.

Quando você consegue entender o conceito de "valor do tempo" do dinheiro, o mundo das finanças pessoais faz muito mais sentido. Em suma, o valor do dinheiro no tempo, ou "TVM", é a ideia de que a mesma quantidade de dinheiro tem valores diferentes em momentos diferentes - US $ 5 em sua bolsa hoje, por exemplo, não é o mesmo que US $ 5 a dúzia de anos a partir de agora. Uma hipoteca residencial é uma ótima estrutura para entender a TVM.

Apresentar valor

Digamos que, por causa da inflação, o dinheiro perde 1% de seu valor a cada ano. Se alguém te desse $ 1 hoje, você teria $ 1. Mas digamos que essa pessoa prometeu dar US $ 1 por ano a partir de agora. Esse futuro $ 1 vale apenas cerca de 99 centavos em dólares de hoje, porque no momento em que você obtê-lo, ele terá perdido 1 por cento do seu valor. Em termos de TVM, então, você se refere a 99 centavos como o "valor presente" de $ 1 a ser recebido daqui a um ano.

Pagamentos

Quando você toma uma hipoteca para comprar uma casa, o dinheiro emprestado uma equação da TVM é o valor presente de todos os pagamentos de hipoteca que você está programado para fazer nos próximos 15 ou 30 anos. Em finanças, o preço de qualquer investimento é o valor presente dos fluxos de caixa que o investidor espera receber do investimento. No caso de sua hipoteca, o investidor é seu banco - ou quem está lhe emprestando dinheiro. O credor lhe dá uma certa quantia de dinheiro com a expectativa de que ele irá cobrar esses pagamentos.

Taxa de Desconto

Todo cálculo de TVM também envolve o que é chamado de taxa de desconto. Essa é a taxa na qual o dinheiro muda de valor ao longo do tempo. Na comparação de US $ 1 hoje com US $ 1 por ano a partir de agora, a taxa de desconto era a taxa de inflação: 1% ao ano. No mundo real, as taxas de desconto levam em conta não apenas a inflação, mas também o "custo de oportunidade do capital" - os investidores de retorno poderiam obter seu dinheiro se o usassem para outra coisa. Com uma hipoteca, a taxa de desconto é simplesmente a taxa de juros cobrada pelo seu credor. Os credores não apenas tiram as taxas do ar aleatoriamente; eles os definem com base em seu custo de oportunidade de capital, razão pela qual as taxas de hipoteca aumentam quando outras taxas de juros sobem.

Fórmula

Digamos que você pague uma hipoteca de US $ 200.000 por 30 anos a uma taxa de juros de 6% ao ano. Como as hipotecas são pagas mensalmente, o credor realmente cobra juros a uma taxa de 0,5% ao mês (6% dividido por 12 meses). Você fará 360 pagamentos mensais de US $ 1.199,10. Você pode descobrir o valor presente de cada pagamento individual usando a seguinte fórmula, em que "p" é o valor do seu pagamento. "R" é sua taxa mensal expressa em decimal (então 0,5% é igual a 0,005) e "t" é o número do pagamento individual: p / (1 + r) ^ t.

O Math

Usando a fórmula que acabamos de dar, você pode calcular que, no momento em que você retirar aquele empréstimo de $ 200.000, o valor presente de o primeiro pagamento (vencido em um mês) é de US $ 1.199,10 / 1,005 ^ 1 ou US $ 1.193,13. O valor presente do 360º e último pagamento é de $ 1.199,10 / 1,005 ^ 360, ou $ 199,10. Se você fosse tão inclinado, você poderia fazer todos os 360 pagamentos, em seguida, adicioná-los. A resposta que você receberá é US $ 200.000 - o valor emprestado e o valor presente do investimento do seu credor.