A Dança É Aeróbia Ou Anaeróbica?

Autor: | Ultima Atualização:

O balé geral é aeróbico, com seus saltos, voltas e saltos, mas muitas das etapas individuais são anaeróbicas.

É uma noite de sexta-feira e as meninas a noite se transformou em um espetáculo de dança. Se você acordar no dia seguinte imaginando que tipo de exercício você tem, não fique confuso, pois há muitos tipos de dança. Certos tipos de dança estruturada podem ser ao mesmo tempo aeróbicos e anaeróbicos, mas provavelmente são apenas aeróbicos.

Exercício aeróbico

De acordo com o site da Clínica Mayo, a dança pode contar para seus 150 minutos por semana meta de exercícios aeróbicos. A maioria das formas de dança mantém você em constante movimento por longos períodos de tempo, elevando sua frequência cardíaca e levando oxigênio ao coração. Outros exercícios que são aeróbicos, ou "de oxigênio", como o termo significa, incluem caminhar, nadar ou correr. Estilos de dança que incluem muito salto ou giro, como sapateado ou salsa, são exercícios aeróbicos vigorosos - o CDC diz que você precisa de apenas 75 minutos por semana desse nível de atividade aeróbica. Qualquer forma de atividade aeróbica, incluindo dança, precisa ser feita por pelo menos 10 minutos de cada vez para colher qualquer recompensa de saúde.

Exercício anaeróbico

O exercício anaeróbico, ou "sem oxigênio", fortalece os grupos musculares. Ao contrário de correr ou caminhar, a dança não repete o mesmo movimento repetidamente. Na verdade, alguns passos de dança são anaeróbicos na natureza - as camadas no balé são semelhantes às do agachamento e a maioria das aulas de jazz inclui flexões. O CDC recomenda exercícios de fortalecimento muscular, que são anaeróbicos, pelo menos dois dias por semana. Enquanto a maior parte do treino anaeróbico da dança tem como alvo as pernas ou o núcleo, a dança hip-hop usa apoios manuais como base de muitos movimentos e pode tonificar os braços. Os dançarinos de balé também costumam fazer um exercício anaeróbico quando levantam bailarinas no trabalho com parceiros

Aprendendo a dançar

Quase todas as culturas do mundo desenvolveram seu próprio estilo de dança, oferecendo uma variedade de escolhas. Você ainda tem escolha em como você aprende a dançar - você pode ir às aulas, comprar DVDs instrucionais para sua casa ou apenas ter uma festa de dança com os amigos. Se você está gastando mais tempo em sala de aula e observando um instrutor do que se movimentar, no entanto, você não está fazendo exercícios aeróbicos. De acordo com a Cleveland Clinic, não há melhor forma de exercício aeróbico - você só tem que gostar de fazer isso. Encontre o estilo de dança que mais te excita, e você estará se esforçando mais a cada aula.

Benefícios

Como um exercício aeróbico, a dança pode aumentar seus níveis de colesterol “bom” e diminuir seu risco de coração doença. De acordo com a Cleveland Clinic, também pode melhorar a função pulmonar e diminuir a pressão arterial. O exercício aeróbico é a melhor escolha para perda de peso, pois é eficiente para queimar gordura. O exercício anaeróbico da dança, no entanto, constrói massa muscular, que libra por quilo queima mais calorias em repouso do que gordura. À medida que você envelhece, seus músculos começam a se deteriorar - exercícios aeróbicos, incluindo alguns passos de dança, podem ajudar a retardar esse processo.