Urinar Pouco Frequente Em Gatos

Autor: | Ultima Atualização:

O seu gato lamberá a virilha com frequência se tiver problemas urinários.

Manter os hábitos de higiene do seu gatinho provavelmente não faz parte da sua rotina diária, mas deve estar. Dificuldade em urinar é um problema perigoso e comum para os gatos. Você nem notará até que seja um problema sério se você não souber com que freqüência seu gato normalmente usa o banheiro

Frequência de micção

Infelizmente, não há freqüência de micção padrão para comparar os hábitos do seu animal de estimação. É por isso que é tão importante que você fique de olho no quanto e quantas vezes seu gato urina a cada dia. Uma maneira fácil de monitorar isso é limpando a caixa de areia todos os dias ao mesmo tempo. Examinar a urina e as fezes do seu gato não é divertido, mas dá-lhe uma ideia importante sobre a sua saúde. Se você notar menos urina do que o habitual por vários dias seguidos, isso pode significar que ele está sofrendo de um problema de saúde que o está impedindo de expelir resíduos do corpo. Como regra geral, seu gato deve urinar uma a três vezes por dia.

Infecções urinárias

Quando seu gato não pode urinar, seu veterinário pode dizer que ele está sofrendo de doença do trato urinário inferior felino (FLUTD) ou felino síndrome urológica (FUS). Esses termos não se referem a uma doença específica; eles realmente descrevem qualquer tipo de inflamação ou doença que afeta o trato urinário. Infecções bacterianas são frequentemente responsáveis ​​por dificuldades urinárias, embora seja possível que lesão na coluna ou câncer esteja envolvido. Disfunção do fígado ou pâncreas, distúrbios endócrinos ou parasitas internos também podem ser responsáveis, de acordo com a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Cornell.

Obstrução

Pode parecer óbvio, mas a razão pela qual seu gato não está urinando tanto quanto ele deveria ser que há algo no caminho. Partículas sólidas na urina do seu gato podem se acumular como sedimentos nos tubos estreitos que saem da bexiga. Eles restringem o fluxo de urina e podem até pará-lo completamente, causando muito desconforto e uma situação muito perigosa para o seu animal de estimação. Pedras nos rins e cristais de urina sólidos também podem se alojar no trato urinário. Enquanto seu animal de estimação pode passar por essas obstruções por conta própria, não há garantia de que ele vai superar o problema sem atendimento médico

Tratamento

Se seu gato não estiver urinando o suficiente, a primeira coisa que o veterinário fará está vazio sua bexiga, de acordo com o furacão Animal Hospital. Ele também pode colocar seu gato em fluidoterapia para reidratá-lo ou inserir um cateter temporário. O veterinário pode prescrever antibióticos para combater infecções ou realizar cirurgias para remover obstruções físicas no trato. Seu gato provavelmente vai passar alguns dias sob supervisão médica até que ele possa urinar normalmente novamente. Pergunte ao seu veterinário sobre uma dieta saudável para o seu gato. Alimentos de baixa qualidade ou uma dieta desequilibrada podem aumentar muito o risco de problemas no trato urinário.