A Importância Das Relações Humanas No Local De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

O trabalho é muito mais fácil quando você se dá bem com seus colegas de trabalho.

Você pode trabalhar muito mais - e fazê-lo com muito mais eficiência - quando você trabalha com um grupo. Entretanto, para que esse conceito tenha alguma aplicação prática, você precisa se dar bem com seus colegas de trabalho. Você não precisa ser BFF, mas precisa ser amigável tanto em nível profissional quanto pessoal. As relações no local de trabalho afetam diretamente a produtividade, tornando-se uma questão de importância crítica.

Trabalhadores Motivados

A maioria dos trabalhadores é motivada por um conjunto muito mais complexo de necessidades e desejos do que apenas um salário. O caráter e a qualidade das relações humanas em uma empresa inevitavelmente têm um impacto sobre como os funcionários vêem seus trabalhos e se envolvem com colegas de trabalho. Por exemplo, se você trabalha em um ambiente onde o gerenciamento é impiedoso e dominador, você não pode realmente esperar que os funcionários se orgulhem muito do seu trabalho, especialmente quando acreditam que a única motivação no trabalho é o lucro. Quando a gerência é solidária, atenta e consciente das necessidades dos funcionários, há uma chance muito maior de ter uma força de trabalho que demonstre orgulho pelo que produz e que queira agradar ao chefe. Esse tipo de motivação é tipicamente contagiante, incutindo um sentimento de orgulho em todos.

Relacionamentos Saudáveis ​​

O ambiente geral de uma empresa, a atitude da gerência e os grupos sociais formados pelos trabalhadores afetam diretamente o desempenho dos funcionários. Quando colegas de trabalho não conseguem se relacionar ou construir amizades no trabalho, a empresa como um todo pode se tornar rígida e mecânica, já que as pessoas não estão dispostas a se comunicar ou a ir muito além de suas responsabilidades básicas. Por outro lado, quando a equipe se sente conectada e unida, a solução de problemas e a inovação florescem. A unidade e o objetivo comum estabelecido através de boas relações permitem que uma empresa funcione como uma máquina bem lubrificada.

Maior Lealdade

Quando há uma atmosfera de confiança e lealdade desenvolvida através de vínculos e interações saudáveis ​​baseados em necessidades sociais, há uma melhor chance de que uma empresa atenda às necessidades individuais dos funcionários. Os trabalhadores têm maior probabilidade de manter um emprego que acreditam ser significativo e oferecem oportunidades para aprender, avançar e se relacionar com os colegas de trabalho. Um sentimento de compreensão no local de trabalho também permite que os trabalhadores se sintam à vontade para abordar quaisquer questões que possam surgir. Quando os funcionários são leais à empresa, eles querem ficar por perto e desenvolver suas habilidades com mais eficiência. As taxas de retenção podem subir quando você tem um grupo de campistas felizes

Reforço mútuo

É geralmente contraproducente ter supervisores e gerentes simplesmente observando funcionários e dando ordens. Esse tipo de microgerenciamento desperdiça tempo e contribui para um ambiente de suspeita mútua. Quando os trabalhadores sentem que fazem parte de algo que vale a pena e em sincronia com seus colegas de trabalho, eles vão pegar e consertar os problemas sozinhos. Em vez de tomar atalhos até serem pegos, os trabalhadores são mais propensos a pedir conselhos e oferecer um ao outro, incentivando os melhores resultados possíveis por meio de atitudes positivas em vez de temer represálias.