A Importância Da Honestidade No Local De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

Confiança e honestidade andam de mãos dadas.

A especialista em cosméticos Mary Kay Ash disse certa vez: "Honestidade é a pedra angular de todo sucesso, sem a qual confiança e habilidade a execução deixará de existir. " As organizações que não reconhecem essa verdade pagarão por sua falta de visão de várias maneiras, seja humilhação - pense a Enron - ou uma perda constante de clientes insatisfeitos.

Vantagens

Um local de trabalho que valoriza a honestidade vai experimentar um efeito cascata em toda a empresa. Colegas de trabalho confiam uns nos outros, os funcionários vêem a administração com menos desconfiança e os clientes retornam e divulgam a integridade da empresa. As empresas honestas também não precisam se preocupar em se meter em problemas com o IRS ou a mídia por causa de um comportamento antiético. Enquanto uma empresa pode ter que renunciar a ganhos de curto prazo para defender os ideais honestos, ela sairá à frente no longo prazo.

Quando a honestidade está ausente

No livro "Honestidade vende: como ganhar mais dinheiro e aumentar os lucros das empresas ", Steven Gaffney e Colleen Francis descrevem um encontro com um vendedor que garantiu a Gaffney que ele poderia mudar os serviços de eletricidade sem ficar preso a um contrato. Tendo esclarecido duas vezes a declaração do vendedor, Gaffney descobriu que precisaria assinar um contrato de três anos quando conversou com o agente da matriz para fechar o negócio. Claro, o vendedor não fez a venda, e é seguro dizer que Gaffney não vai mudar para o fornecedor elétrico tão cedo. No longo prazo, um local de trabalho que não promova a comunicação honesta entre funcionários, gerência e clientes pode esperar que seus resultados sofram juntamente com a moral e o desempenho geral.

O efeito de engordar

Para criar um ambiente honesto , o gerenciamento deve estar comprometido com a integridade. Em seu livro "Como a Honestidade Paga: Restaurando a Integridade no Local de Trabalho", Charles Watson conta a história de um gerente de nível superior que procurava conselhos sobre como lidar com o roubo de funcionários de materiais de escritório. Watson então testemunhou o gerente dirigir um subordinado para que uma equipe de construção concluísse uma adição à sua casa no horário da empresa - não exatamente um movimento honesto. Quando a honestidade não é valorizada no topo, ela não será avaliada na parte inferior. Para dizer se uma organização valoriza a integridade, não procure mais do que gerenciamento

Desafios

No mundo corporativo de hoje, pode ser difícil manter uma atmosfera que promova a integridade. Watson ressalta que muitas empresas enfatizam fortemente a concorrência. Isso pode fazer com que os funcionários se concentrem em suas próprias vendas ou promoções, em detrimento de um comportamento honesto. Quando os trabalhadores são constantemente pressionados pelo tempo, fazendo um trabalho que não é valorizado ou dando muito valor a coisas comparativamente sem importância, um ambiente de desonestidade pode florescer. Para promover a honestidade no local de trabalho, os gerentes podem modelar o comportamento que desejam ver. Por exemplo, um gerente pode simplesmente dar um cheque ao técnico de máquina copiadora em vez de insistir que a máquina está sob garantia, já que ela - e o resto do escritório - está ciente de que a máquina quebrou por causa de um derramamento de café naquela manhã.