A Importância Dos Sistemas De Informação Geográfica Para Os Engenheiros Civis

Autor: | Ultima Atualização:

GIS pode fazer um pacote de blueprints - e os custos associados - desaparecer

Os sistemas de informação geográfica são mapas que lhe dão mais do que apenas um representação plana da forma ou tamanho de uma área. Os mapas GIS também podem fornecer a população, os números do setor censitário, o tamanho exato ou qualquer outra informação que você precisar - contanto que você insira os dados. Para engenheiros, eles representam a oportunidade de descobrir o que está acontecendo, ao redor ou sob um local de construção ou desenvolvimento enquanto economizam e melhoram o gerenciamento de projetos.

Exatamente O que é SIG?

Sistemas de informação geográfica podem ligar geologia, história, emergência planejamento ou qualquer outro aspecto de um projeto de engenharia de um ponto específico em um mapa. Você pode usar o GIS para obter tamanhos exatos de parcelas de terra, determinar o que está presente no solo ou sob o solo, ou o que aconteceu ou está acontecendo em locais específicos. Por exemplo, Ricardo III, rei da Inglaterra de 1483 a 1485, morreu na batalha de Bosworth Field e foi sepultado no monastério Grey Friars em Leicester, Reino Unido, há muito tempo demolido. Se você inserir as coordenadas de seu túmulo em um sistema GIS, ele mostrará que o local é atualmente um estacionamento público pertencente ao conselho municipal de Leicester.

Documentos impressos vs. documentos computadorizados

Desenhos de engenharia tradicionais, como os desenhos relacionados ao desenvolvimento de terrenos, drenagem ou desenhos de engenharia estrutural, possuem características comuns. Eles são portáteis, baratos de produzir e facilmente - e muitas vezes, indiscriminadamente - passados ​​entre os membros da equipe do projeto, funcionários do governo e proprietários de projetos. O GIS permite que os membros da equipe acessem remotamente todos os dados sem precisar pesquisar em pacotes de desenhos. O GIS também permite restringir os dados a usuários autorizados, eliminando a possibilidade de desenhos caírem nas mãos de pessoas não autorizadas.

A Abordagem Geográfica ... a Qualquer coisa

A ESRI, empresa que primeiro desenvolveu o GIS, diz que o SIG permite faça uma pergunta sobre um local específico. O GIS irá ajudá-lo na aquisição e montagem da data, ajudá-lo a examinar e analisar os dados e a agir sobre as informações que o GIS produz. A ESRI descreve esse ciclo “pergunte, adquira, examine, analise e aja” como a abordagem geográfica, porque tudo o que acontece ou aconteceu ou poderia acontecer está vinculado à geografia. O GIS liga toda essa informação à geografia e permite que você a acesse e analise, desde que saiba onde algo aconteceu. As únicas condições são que alguém identifique os dados e insira os dados no banco de dados do GIS.

Menor custo, melhor gerenciamento

Engenheiros que usam o GIS podem economizar dinheiro - eles não precisam mais ter ou manter impressoras caras, de tamanho grande ou suprimentos para desenhos, como papel e canetas técnicas. Da mesma forma, eles não precisam mais manter uma grande equipe de desenhistas, todos desenhando o mesmo lote de terra ou o mesmo detalhe estrutural à mão. Os engenheiros precisam apenas especificar um local no mapa GIS. Isso significa melhor comunicação entre os membros da equipe e melhor manutenção de registros à medida que ocorrem mudanças no terreno. O engenheiro pode vincular as mudanças no terreno ao progresso do projeto e progredir para o faturamento à medida que as etapas do projeto forem concluídas.