Se Um Periquito Morre, O Outro Será Solitário?

Autor: | Ultima Atualização:

Cockatiels nunca estão sozinhos em estado selvagem; eles não deveriam estar em casa.

Seu periquito não foi feito para viver sozinho. Cockatiels prosperam na interação social, seja com companheiros humanos ou outras caturras. Ao perder um companheiro de gaiola, seu amigo sobrevivente pode exibir pesar de várias maneiras. Ele precisa de cuidados extras enquanto se ajusta às mudanças em seu ambiente

Depressão

Cockatiels não são pássaros solitários. Mesmo em estado selvagem, eles estão sempre em pares ou bandos. Um periquito deixado sozinho provavelmente ficará deprimido. Da mesma forma, um periquito cujo pássaro companheiro tenha morrido é susceptível de apresentar tristeza e depressão. Você precisará dedicar mais tempo para o pássaro através de tocar e falar, ou introduzir adequadamente outro pássaro companheiro. Caso contrário, a depressão pode levar à doença e à morte.

Gritar

Cockatiels normalmente vocalizam com chiados ou gritos altos que não transmitem estresse ou infelicidade. Ao lamentar a perda de um companheiro, no entanto, um tiel pode fazer ruídos altos e repetitivos para transmitir solidão e descontentamento. Se o seu pássaro ficar sozinho o dia todo, os gritos podem acontecer na chegada de todos à sua casa enquanto seu periquito tenta chamar atenção e socialização. Toque e fale com ele, mas tenha cuidado para não reforçar os gritos, por exemplo, dando-lhe um tratamento para acalmá-lo. Dê-lhe atenção a cada manhã e à tarde em um horário de rotina para que ele não sinta a necessidade de gritar para mostrar sua tristeza e infelicidade ao resto da família.

Diminuição do apetite

Quando o companheiro ou o companheiro de um periquito morre, ele pode comer muito pouco ou parar de comer completamente da solidão. Enquanto um pássaro saudável normalmente começa a comer quando fica com fome o suficiente, uma perda de peso pode causar uma fraqueza severa, depois uma doença e até a morte se o seu filhinho não for observado de perto. Alguma perda de apetite é esperada, mas monitore de perto. Se durar muito tempo, pode causar um problema mais sério.

Arrancamento de penas

Cockatiels arrancam penas do tédio ou da doença, e podem começar a fazê-lo por solidão. Esta atividade é comum em aves que lamentam a perda de um companheiro ou de uma ave companheira e pode se tornar um problema permanente. É conhecido como "arrancar as penas psicológicas". Se o seu periquito periquito começa a arrancar suas penas, ele está desesperado por mais atenção, carinho e atividade. Você deve fornecê-los para mantê-lo ativo e contente até que ele ultrapasse seu período de luto. Enquanto você pode introduzir outro pássaro para mantê-lo na companhia, as calopsitas muitas vezes se ligam por toda a vida, então a sua sobrevivente pode não ter nada a ver com um novo companheiro de gaiola. Dê ao seu amigo a atenção adicional que ele almeja, acariciando e falando com ele e tendo ele com a família. Certifique-se de que ele tenha muitas coisas para ocupá-lo em sua gaiola - adicione novos brinquedos ou guloseimas com frequência durante esse período.