Eu Aluguei Uma Casa Com Baratas: Quais São Meus Direitos?

Autor: | Ultima Atualização:

As baratas podem carregar doenças que o deixam doente.

Seu senhorio é obrigado por lei a prover uma casa segura e habitável, que inclui uma casa com encanamento de trabalho e um que é livre de vermes e pragas. Não é incomum ver baratas, especialmente em áreas como o sul úmido, onde as temperaturas quentes oferecem condições ideais de reprodução. No entanto, as leis estaduais variam em se você ou o senhorio é responsável pelo pagamento para erradicar as pragas. Seus direitos são determinados pelas leis do estado em que você vive e pelo trabalho no seu contrato de arrendamento.

Habitável

As leis estaduais relativas a responsabilidades e direitos de arrendatários e proprietários variam, mas todas exigem que o locador forneça um imóvel lugar para você viver. Uma infestação de pragas, como baratas, torna a propriedade inabitável. Encontrar uma barata aqui e ali não é o mesmo que ter uma infestação. Para detectar sinais de uma infestação, procure por baratas que aparecem durante o dia em vez de à noite. Verifique seus pisos, bancadas e gavetas, especialmente gavetas de cozinha, para fezes de baratas. Esses excrementos parecem grãos de café ou pimenta, ou podem ser mais longos e cilíndricos se a infestação for de baratas maiores. Se a propriedade estiver infestada quando você se mudar, a responsabilidade do proprietário é corrigir o problema. Se você estiver morando lá por um tempo, a responsabilidade pode ser sua.

Controle básico de pragas

Seu contrato pode determinar quem deve pagar pelo controle periódico de pragas - normalmente é o inquilino. O locador deve certificar-se de que a propriedade não esteja infestada quando você se mudar, mas depois disso, pagar pelo controle trimestral de pragas é geralmente de sua responsabilidade como inquilino. Se você não pagar pelo controle de pragas, como explicado em seu contrato de arrendamento ou lei estadual, você pode ser responsável por todas as despesas incorridas para livrar a propriedade de uma infestação de baratas. Na maioria dos estados, o locatário é responsável pelo controle de pragas durante o arrendamento se o contrato de locação não disser o contrário. Em muitos prédios multiunidades, o aluguel especifica que o proprietário é responsável pelo controle de pragas

Condições de Vida do Inquilino

Sua casa não precisa estar suja para ver baratas dentro de casa ocasionalmente. Se as condições de vida do inquilino estão atraindo as baratas e causando o problema, o locador pode forçá-lo a pagar pelo controle de pragas e despejá-lo na maioria dos estados. Por exemplo, se o senhorio entra na propriedade - com a devida atenção - e vê uma semana de pratos na pia, restos de comida no chão, pilhas de lixo na cozinha ou em banheiros ou outras circunstâncias insalubres, ele pode documentar condição da propriedade e argumentar que suas práticas de vida estão causando as baratas. Deixar alguns pratos na pia, esquecer de varrer um dia e ter roupa no chão, em vez de no cesto, não constitui uma condição de vida insegura.

O que fazer

Alguns estados podem permitir que você saia imediatamente. se sua unidade estiver infestada de baratas, enquanto outras exigem que você pague um exterminador para consertar o problema, pague por alojamentos temporários enquanto a propriedade é exterminada e tome a quantia que você pagou pelo aluguel do próximo mês. Se você não seguir o procedimento estipulado pelo seu contrato e pela lei estadual, você pode acabar como aquele em apuros. Independentemente do tipo de aviso que você deve dar ou de quem é responsável pelo controle de pragas, sempre documente a situação por escrito e com fotos, caso o locador decida entrar com uma ação legal.