Hipersexualidade Em Gatos Machos

Autor: | Ultima Atualização:

Seja de origem biológica ou sociológica, o comportamento de gatos machos hipersexuais pode ser um problema sério.

Seu gato está agindo de forma estranha. Ele está fazendo o que você acha que ele está fazendo? Isso é um pouco nojento, um pouco engraçado e definitivamente perturbador. Os felinos masculinos intactos são sexuais até certo ponto, mas alguns comportamentos excessivos ou inapropriados significam hipersexualidade. É importante visitar um veterinário e descobrir a causa.

Comportamento hipersexual

A maioria dos gatos machos intactos exibe algum grau de sexualidade. Eles vão procurar e montar gatos do sexo feminino - especialmente aqueles no cio, que levantam suas costas para oferecer seus genitais. Gatos machos hipersexuais, no entanto, montam parceiros inapropriados. Eles montam gatinhos, outros gatos machos, objetos inanimados e (coram) até os braços ou pernas de seus donos. Eles vão montar o mesmo animal várias vezes, cavando suas garras durante o ato em si, e eles vão mesmo ocasionalmente se masturbar, de acordo com o "Feline Behavior" de Bonnie V. Beaver. Tudo isso pode ser bastante estranho e até mesmo desconcertante, mas há uma razão ainda melhor para descobrir a causa dos gatos machos hipersexuais: ele também pode indicar uma condição médica séria.

Causas Sociais

Comportamento de gato macho hipersexual varia em grau e por situação. A montagem de gatos machos, em muitos casos, é simplesmente uma indicação de dominância social quando um gato invade o território de outro. Os gatinhos freqüentemente montam um ao outro também, embora a brincadeira seja geralmente quebrada por uma gata estro (isto é, uma que está no cio). Outros comportamentos hipersexuais podem ser causados ​​por privação ambiental ou sub-socialização. Um gato intacto que não tem acesso a uma gata apropriada muitas vezes atua de maneira atípica em seus desejos sexuais alimentados por hormônios. A masturbação felina e a montagem de objetos inanimados são mais comuns quando gatos jovens machos são isolados dos outros - especialmente em condições de laboratório - de acordo com estudos citados em "Feline Behavior". A pesquisa neste campo está em andamento. Até recentemente, o comportamento hipersexual em felinos masculinos tinha sido associado somente a gatos com danos cerebrais, de acordo com um estudo de 1961 na revista Science.

Causas Médicas

Lesões cerebrais e tumores podem causar hipersexualidade em gatos machos. Algumas condições são operáveis; outros não são. Espere uma série de perguntas e testes preliminares de seu veterinário para descartar outras possíveis causas do comportamento antes que uma varredura seja ordenada. Os testes podem ser caros e podem exigir equipamentos especiais. Um regime de drogas e terapia hormonal pode refrear alguns comportamentos, mas eles não necessariamente abordarão as causas básicas. Além disso, os comportamentos que começam por causa de condições médicas estão enraizados socialmente e podem exigir uma reciclagem extensiva. Comportamentos hipersexuais podem se manifestar de maneira diferente, dependendo de sua causa exata. Acredita-se que as lesões amigdaloides (um tipo específico de tumor cerebral) causam um volume maior de comportamento sexual, mas, como se vê, apenas fazem com que os gatos montem parceiros ou objetos menos apropriados - não necessariamente com mais frequência, de acordo com um estudo de 1979. estudo do Museu Americano de História Natural. Outros sistemas fisiológicos podem estar envolvidos: gatos que receberam p-clorofenilalanina, um aminoácido sintético relacionado à geração de serotonina, também desenvolvem comportamento hipersexual, de acordo com um estudo de 1970 em "Science".

A Testosterona Opção Neutering

é o árbitro final de todos os aspectos da sexualidade masculina felina. Uma maneira de refrear a hipersexualidade - de fato, todo comportamento sexual não social - é ter seu gato castrado. Tanto a Humane Society dos Estados Unidos quanto a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais recomendam a castração (ou esterilização) do seu gato, antes de mais nada, para manter a população de animais de estimação. Há mais do que isso, no entanto. Neutering seu gato reduz sua agressividade, reduz sua vontade de pulverizar e marcar território e também diminui o cheiro pungente de seus sprays. Independentemente disso, se você está preocupado com o comportamento sexual ou hipersexual do seu gato, consulte o seu veterinário e revise suas opções. Enquanto isso, você pode querer isolá-lo de outros gatos que não apreciam seus avanços.