Como Entender Um Cartão De Seguro De Saúde

Autor: | Ultima Atualização:

Cada elemento de informação no seu cartão de seguro está lá por um motivo.

Você já teve tempo para realmente ler todas as informações impressas? seu cartão de seguro de saúde? À primeira vista, aquele minúsculo pedaço de plástico parece conter pouca ou nenhuma informação. Isso, no entanto, não poderia estar mais longe da verdade. Embora pequeno em tamanho, o seu cartão de seguro está repleto de informações pertinentes para você e seu consultório médico para garantir que seus serviços médicos sejam cobertos e cobrados corretamente.

Cobertura

Seu cartão de seguro de saúde lista o tipo de plano de saúde você está coberto atualmente e a data efetiva em que sua cobertura começou. Os tipos mais comuns de planos são organizações provedoras preferenciais e organizações de manutenção da saúde. Os PPOs oferecem a flexibilidade de visitar qualquer médico de sua escolha, embora a visita a um provedor da rede resulte em melhores opções de cobertura e menos despesas reembolsáveis. As HMOs exigem que você designe um médico de atenção primária de uma lista de provedores de rede. Você deve visitar esse médico para todas as necessidades médicas gerais. Este tipo de plano também requer uma referência do seu PCP antes que você possa agendar uma visita com um especialista, como um dermatologista ou alergista. Se você estiver coberto por uma HMO, poderá notar o nome do médico selecionado impresso em seu cartão sob o título “PCP”.

Identificação

Seu cartão provavelmente inclui vários conjuntos de números. O "Número de identificação" é normalmente o número mais longo listado no cartão. Consiste em uma combinação ou letras e números. Muitos anos atrás, esse número era simplesmente o número do Seguro Social do assinante, mas no interesse da privacidade, cada participante do plano agora recebe um identificador exclusivo que deve ser fornecido ao consultório do seu médico para verificar sua cobertura de seguro e elegibilidade. Você também deve observar um “Número de Grupo”, que é simplesmente o número da apólice de seguro do seu empregador, e um “RX Bin Number”, usado para compras com receita médica.

Co-Pays

Seu cartão também pode listar vários tipos de serviços como visitas ao PCP, pronto socorro, especialista, RX (prescrição) e internações hospitalares / ambulatoriais, juntamente com os respectivos valores de co-pagamento. Esta é a quantia total que é devida no bolso no momento do serviço. Co-pagamentos são taxas fixas que os pacientes devem pagar por visitas ao consultório, independentemente do diagnóstico ou tratamento fornecido. É importante entender que isso é separado do processo de faturamento do seguro. Isso significa que mesmo que você tenha pago seu co-pagamento, ainda poderá receber uma fatura da sua seguradora se os serviços prestados não estiverem cobertos integralmente pela sua apólice de seguro.

Informações de contato

Vários números de telefone devem ser impressos na parte de trás do seu cartão de seguro, mostrando linhas dedicadas para auxiliar assinantes e provedores ou obter autorizações de seguro. Alguns cartões também incluem informações de contato para serviços suplementares oferecidos pelo seu plano, como linhas de enfermeiras 24 horas por dia e serviços de receita por correspondência. Se você ou seu médico ligarem para a companhia de seguros, é útil ter seu cartão de seguro à mão caso você seja solicitado a fornecer sua identificação ou números de grupo para fins de verificação.