Como Tratar Sério De Peles De Emaranhado Em Um Gato

Autor: | Ultima Atualização:

Maine Coons e outros gatos de pêlo comprido frequentemente se encontram cobertos de tapetes se não forem escovados regularmente.

Enquanto seu gato provavelmente gostaria de pensar em ela mesma como a princesa felina cujo casaco é ousado e bonito, as esteiras tendem a transformar aquele casaco em uma bagunça suja. A escovação cuidadosa geralmente cuida das esteiras doloridas e insalubres, embora o estofamento severo possa exigir um aparador.

Mostre ao seu gato a escova. Deixe-a cheirar, esfregar a cabeça contra ela e se sentir confortável em torno dela. Se você puxar o pincel e começar a tentar desenredar suas esteiras, ela vai aprender que o pincel é tão ruim quanto uma garrafa de esguicho. Deixe a escova fora por cerca de uma ou duas horas, mantendo-a no chão na vizinhança geral do seu gatinho.

Coloque o seu gato em uma área bem iluminada, e acaricie-a por alguns minutos. Deixe-a ver o pincel novamente e indiferentemente colocá-lo de costas. Depois de alguns minutos, dê um passo adiante e comece a escová-la devagar e gentilmente. Seu gato provavelmente irá pisar nos freios e imaginar o que você está fazendo com ela ou arquear as costas de prazer.

Coloque seu gato em volta das orelhas e dê-lhe um coçar bem debaixo do queixo enquanto continua a pentear o cabelo . Fique longe das áreas emaranhadas por enquanto. Seu principal objetivo é fazê-la sentir-se confortável e pensar que escovar é apenas outra forma de acariciar.

Pesquise os tapetes com os dedos. Depois de encontrar um, segure cerca de três quartos do tapete contra a pele do seu gato com a mão livre, permitindo que apenas o topo do tapete permaneça livre. Comece gentilmente a escovar a parte superior com o pincel ou o pente, trabalhando em uma direção.

Trabalhe até a base da esteira ao desembaraçar a parte superior. O objetivo é desmarcar porções minúsculas do tapete de cada vez. Se o pincel não funcionar, use os polegares e o indicador para separar o pêlo emaranhado. Se o tapete for um grande aglomerado, às vezes, separá-lo permite que o pincel ou pente desembaraça melhor o cabelo.

Desembaraça pequenas porções da base do tapete. Uma vez que você se aproxima na base do tapete, você notará que a área emaranhada fica maior e ainda mais problemática para desvendar. Tente desvendar toda a base de uma só vez e seu gato vai notar também. Seccionar significa menos trabalho para você e menos miados de seu gatinho. Comece em uma extremidade, segurando a maior parte da esteira com os dedos, e trabalhe seu caminho para a outra borda em pequenos incrementos à medida que cada seção é desembaraçada.

Leve seu felino para o veterinário se não puder desvendar o esteiras teimosos. Se seu gato tem seções de pele emaranhada, você provavelmente pode cuidar do problema sozinho. Se seu pêlo é ruim o suficiente para que o colchonete seja apenas um trecho gigante de cabelo com nó, essa é uma situação que provavelmente exige um profissional, já que raspar o pêlo pode ser necessário.

Itens que você precisará

  • Pincel de desmamar ou pente
  • Luvas

Dicas

  • Use um pincel ou um pente de desparafeamento especificamente para o comprimento do cabelo do seu gato
  • Coloque um par de luvas antes de começar a remover as esteiras do seu gatinho. A menos que seu gato goste de ser escovado, ela pode atacar você ou tentar feri-lo com suas garras. Qualquer material grosso o suficiente para parar suas garras e dentes vai funcionar, como luvas de jardim ou mesmo um par de luvas de lã.
  • Se o seu gato resiste e joga um ajuste quando você escová-la, pare e tente novamente mais tarde. Se ela vai sair, ela provavelmente vai fazer isso quando você virar e tentar escovar os tapetes na parte de baixo. Se ela é um adulto que nunca foi escovado antes, ela pode não se ajustar ao pincel. Nesse caso, uma viagem ao groomer pode ser necessária
  • Escovar seu gato uma a duas vezes por semana evitará pêlos gravemente emaranhados.

Aviso

  • Nunca tente cortar as esteiras com uma tesoura ou fazer a barba. pele com uma navalha. Muitas vezes é difícil diferenciar entre a base do tapete e a pele do seu gato.