Como Cuidar De Chihuahuas Geriátricas

Autor: | Ultima Atualização:

O aumento de visitas veterinárias garantirá que preocupações com a saúde sejam detectadas cedo.

Parece que ontem você estava levando para casa um punhado de alegria e agora seu pequeno bebê Chihuahua é um idoso. É lamentável que os Chis percam sua vida útil muito mais rápido do que você preferiria. Assim como com os humanos, o seu chihuahua envelhecido exigirá algum cuidado extra.

Hospede seu Chi

À medida que seu Chihuahua envelhecer, ele será menos tolerante com o frio - ainda mais do que quando era mais novo. Coloque sua cama em um local quente ao lado da saída de aquecimento ou coloque uma almofada aquecida feita especialmente para cães em sua cama para dar-lhe um lugar quentinho para relaxar. O calor também será reconfortante para dores nas articulações se o seu Chihuahua tiver artrite. Coloque um suéter nele para ajudar a manter o calor do seu corpo quando ele estiver de pé e vagando pela casa. Coloque rampas ou degraus ao lado do sofá ou da cama para ajudar seu chi mais velho a se levantar e descer, mesmo que você não esteja por perto.

Mantenha-o ativo

Mantenha seu Chihuahua geriátrico mentalmente e fisicamente ativo. Se ele não tiver artrite ou outros problemas para se locomover, mantenha suas caminhadas diárias e jogue seus jogos favoritos. Leve-o para lugares como você sempre fez, como ir ao supermercado ou visitar amigos. Experimentar os diferentes cheiros, sons e pontos turísticos irá estimular o seu Chihuahua mentalmente, além de dar-lhe exercício. Visitar amigos que tenham um cão que ele conhece ajudará a manter o humor do seu Chi mais velho positivo. Ou considere arranjar um novo amigo para ele. Em seu livro sobre Chihuahuas, Joan Hustace Walker encoraja os leitores que têm pensado em fazer com que um filhote de Chihuahua ou outro cachorro pequeno o faça. Walker diz que um filhote de cachorro muitas vezes dá uma nova vida a um chihuahua mais velho.

Nutrição

À medida que os chihuahuas mais velhos diminuem a velocidade, eles não precisam das calorias que tinham quando eram mais jovens. Não ajustar a dieta do seu Chihuahua enquanto ele envelhece pode fazer com que ele ganhe peso, e isso pode trazer dificuldades com problemas nas articulações e no coração. Esteja atento para perda de peso e ganho de peso, no entanto. Um chihuahua geriátrico pode não ser capaz de absorver nutrientes, assim como um cão mais jovem, e seu Chi pode começar a perder peso mesmo se ele estiver comendo tanto quanto de costume. Os alimentos que são formulados para cães idosos tipicamente abordam esse problema usando ingredientes de melhor qualidade em concentrações mais altas e em formas que são mais prontamente digeridas. Não se surpreenda se o seu Chi não levar à nova comida imediatamente. À medida que ele envelhece, o paladar de seu Chi diminui um pouco, mas você pode seduzi-lo a comer derramando um pouco de caldo de baixo teor de sódio sobre o novo alimento ou misturando comida enlatada com ração.

Aumente as visitas ao veterinário

Mantenha contato com seu veterinário. Seu Chi envelhecido precisará consultar seu médico pelo menos duas vezes por ano se continuar com boa saúde, mas precisará de visitas mais freqüentes se desenvolver diabetes, uma doença cardíaca ou outra doença relacionada à idade. O veterinário provavelmente reduzirá ou eliminará as vacinas - além da raiva - mas levar seu Chihuahua geriátrico para o médico regularmente dará ao veterinário a chance de permanecer no topo ou antes de desenvolver preocupações médicas. Em casa, você pode fazer sua parte sendo vigilante e tomando nota de qualquer mudança no comportamento ou na condição física do seu cão. Traga qualquer coisa, por menor que seja, para a atenção do seu veterinário. É melhor ficar excessivamente preocupado do que esperar até que a saúde do seu Chihuahua geriátrico seja comprometida.