Como Fortalecer O Ponto Do Dedo Do Pé

Autor: | Ultima Atualização:

Um ponto forte do pé melhora a linha da perna.

Se você é um dançarino obstinado, sabe que a aparência dos pés pode fazer ou quebrar o seu desempenho. O mesmo vale para seus colegas Nesties que competem em ginástica, mergulho e nado sincronizado. Você teria todo o prazer em sacrificar um membro por um ponto mais forte e mais bonito. Mesmo que sua técnica seja de primeira qualidade, o público e os jurados querem ver um pé belamente curvado no final da linha da perna e suspirar - às vezes de forma audível - se não estiver lá. Dê aos críticos o que eles querem. Incorpore exercícios para os pés em seu programa de condicionamento geral para fortalecer seu ponto de toque, melhorar a função dos pés e aumentar sua qualidade de desempenho.

Aqueça seus pés e tornozelos antes de chegar ao centro de seu treino. Tire os sapatos e caminhe ou caminhe ao redor da sala por três a cinco minutos para soltar os tornozelos e acordar os músculos dos pés e dos pés. Coloque uma mão na parede para apoio, levante ligeiramente o pé direito e faça um conjunto de círculos no tornozelo, rodando o pé 10 a 15 vezes para a direita e depois para a esquerda. Repita com o pé esquerdo. Melhor ainda, "escreva" as letras do alfabeto no ar com o dedão do pé. Começando com o pé direito, vá de A a Z e repita com o pé esquerdo.

Trabalhe os pequenos músculos intrínsecos do pé - os interósseos e lumbricais - que sustentam os arcos e estabilizam os dedos dos pés. Sente-se em uma cadeira com os pés no chão à sua frente. Pressionando os dedos do seu pé direito no chão, puxe a bola do pé em direção ao seu calcanhar. Visualize um balão se expandindo lentamente sob o pé, empurrando o arco para cima. Se você tiver dificuldade em isolar o arco, coloque uma toalha de mão no chão perto de seus pés e use os dedos e a bola do pé para pegar a toalha e puxe-a em sua direção. Alternativamente, espalhe uma variedade de pequenos objetos - bolinhas de gude, giz de cera, um par de meias enroladas - no chão. Pegue os itens com um pé e deixe-os a 30 cm de distância. Qualquer que seja a variação de exercício que você escolher, dispare de oito a 12 repetições em cada pé.

Leve uma faixa de resistência para a mistura. Um ponto forte do dedo do pé começa com a flexão plantar sólida ou a extensão do pé para longe da canela. Sente-se no chão com as pernas estendidas à sua frente. Faça uma alça de resistência plana e moderada ao redor da bola do pé direito e puxe as extremidades da tira para remover a folga. Estenda o tornozelo direito, afastando o pé e os dedos da canela. Segure por uma contagem de dois e, em seguida, lentamente, dorsifle o pé, movendo o antepé de volta para sua canela. Complete de oito a 12 repetições para um total de um a três conjuntos antes de passar para o pé esquerdo.

Permaneça sentado em uma posição de lúcio para um exercício de "sentar no lugar". Estenda o tornozelo direito, o pé e os dedos do pé para que o pé fique totalmente afastado da canela. Mantendo o tornozelo e o peito do pé ainda, flexione e estenda apenas os dedos dos pés. Flexione os dedos em direção ao teto, segure brevemente e estenda os dedos para longe de você. Repita oito a 12 vezes devagar e depois mude para o pé esquerdo. Para maior intensidade, enrole uma faixa de resistência ao redor da parte inferior dos dedos dos pés, puxe as pontas para trás e pressione os dedos para dentro da faixa enquanto você os estende.

Inscreva-se para uma aula de balé e participe fielmente. Nada é melhor do que praticar os passos do ballet, tendu, releve ou frappe do dégagé - exercícios básicos de ballet que trabalham o pé e o tornozelo - para desenvolver pés mais fortes, mais bonitos e mais funcionais. Aproveite ao máximo o seu tempo na barra, articulando conscientemente através de todas as partes dos seus pés para melhorar o seu ponto.

Itens que você precisará

  • Cadeira firme e estável
  • Toalha de mão
  • Pequenos objetos, tais Como bolinhas de gude ou giz de cera
  • Banda de resistência

Dicas

  • Conclua seu treino com uma massagem nos pés para liberar a tensão e evitar cãibras. Suavemente, pressione os polegares na sola dos pés ou role a parte inferior de cada pé sobre uma bola de golfe ou garrafa de água congelada.
  • Se você trabalhar duro com os pés um dia, tire um dia inteiro para deixá-los descansar e se recuperar. Nos dias de folga, concentre seus esforços de condicionamento em outras partes do corpo.
  • Reconheça que melhorar seu ponto de toque é um processo. Com o tempo, à medida que os tornozelos, os pés e os dedos ficarem mais fortes, um ponto sólido do pé deve se tornar uma segunda natureza.

Advertências

  • Evite exercícios que causem beliscões, cólicas ou dor em qualquer parte do pé ou tornozelo. Aprenda a distinguir entre a sensação de tensão normal e produtiva e a dor total.
  • Fique longe de engenhocas mecânicas e exercícios extremos para os pés que seus colegas reivindicam melhorarão seu ponto de toque. Alguns produtos e exercícios - como empurrar os dedos do pé sob uma porta para forçar o aumento do arco - podem causar sérios danos a longo prazo à estrutura óssea do pé.
  • Se você machucou alguma parte do pé ou tornozelo no passado, fale com seu médico ou fisioterapeuta sobre a conveniência de exercícios específicos.