Como Aliviar A Coceira Da Pele Em Um Gato

Autor: | Ultima Atualização:

As pulgas podem estar por trás da pele irritada do seu gato.

Se você perceber que seu gatinho está coçando fervorosamente, ela pode ficar irritada e com coceira. Para aliviar a coceira incessante de seu gatinho e aliviá-la, primeiro você precisa lidar com a causa subjacente da coceira: leve-a a um veterinário para um diagnóstico adequado.

Determine a causa

Segundo o site Cat Channel , pulgas e outros parasitas externos são a principal causa de coceira em gatos. Pulgas - juntamente com diferentes tipos de ácaros, carrapatos e piolhos - podem infectar a pele do seu gato, causando infecções, coceira, cascas e perda de cabelo. Infecções bacterianas e fúngicas, como pioderma e micose, também causam prurido. Estas infecções podem ocorrer isoladamente ou como resultado de coçar continuamente devido a uma infestação parasitária externa. Para diagnosticar corretamente a condição por trás da coceira do seu gatinho, o veterinário deve dar ao gato um exame físico completo e retirar amostras ou raspas de pele. Depois de determinar a causa da coceira, você pode tratá-la e eliminá-la, dando ao seu gato o tão necessário alívio.

Fornecendo alívio

Para tratar a coceira na pele devido a uma infestação de pulgas ou outros insetos, de uma medicação tópica preventiva de pulgas pode ajudar a livrar seu furbaby dessas pragas. Esses líquidos são esfregados entre as omoplatas do seu gato. Substâncias como selamectina matam pulgas, carrapatos e certos tipos de ácaros, de acordo com PetPlace.com. Além disso, banhar seu gato em xampus anti-pulgas ou usar molhos antiparasitários pode eliminar rapidamente as pragas da pele do seu gato. Para gatos com infecções de pele, você pode aplicar medicações tópicas antibacterianas ou antifúngicas na pele do seu gatinho, dependendo da causa da infecção. Ambas as medicações orais e tópicas fornecem seu gato com alívio das bactérias ou fungos causando a irritação da pele. Antes de administrar qualquer medicação ao seu gato, sempre consulte seu veterinário, que lhe dará informações sobre a dosagem adequada

Mudanças na dieta

Se o seu gatinho tiver um atestado de saúde, mas sofrer coceira, uma mudança em sua dieta pode estar em ordem. Alergias alimentares são uma causa comum de coceira sem outra causa explicável, de acordo com o Bureau Consultivo Feline. Para tratar alergias alimentares, seu veterinário irá colocar o seu gato em uma dieta hipoalergênica contendo uma quantidade muito pequena de ingredientes, incluindo uma proteína incomum, como pato ou veado, de acordo com o site Vet Info. Desta forma, se o seu gato mostrar sinais de melhora em sua comichão durante a dieta, uma alergia alimentar pode ser diagnosticada. Depois de comer a dieta hipoalergênica por um período de tempo, os ingredientes são lentamente adicionados de volta à dieta do gatinho um de cada vez até que o culpado por trás da coceira possa ser determinado.

Tratando a irritação

Se uma alergia alimentar, parasita externo, infecção cutânea ou outra causa médica, como uma condição auto-imune, foram descartadas, um contato ou alergia ambiental poderia ser o culpado. Tratar tal alergia é difícil, especialmente se a causa é desconhecida. Para gatos com alergias, anti-histamínicos podem ser prescritos e administrados para aliviar a inflamação e coceira causada por alérgenos. Deixe o seu veterinário saber se o seu gato apresenta sinais de sonolência ou de excitabilidade durante o uso de anti-histamínicos. Alguns gatos podem apresentar sinais de coceira enquanto são tratados para uma condição de pele curável, coçando fervorosamente e retardando o processo de cicatrização. Para acalmar a pele irritada do seu gato durante o tratamento, aplique um creme veterinário de cortisona na pele. Seu veterinário também pode prescrever esteróides orais, como a prednisona, para reduzir a inflamação e a coceira.

Natural Solutions

Para aliviar naturalmente a coceira do seu gato, você pode suplementar sua dieta com óleos de peixe que contenham ômega-3 ou ômega-6. ácidos graxos. Essas substâncias ajudam a combater o ácido aracadônico no sistema do seu gato, o que causa inflamação e melhoram a hidratação da pele. Suplementos de gato de ácido graxo estão disponíveis através de veterinários e em lojas de suprimentos para animais de estimação. Incentive seu gato a beber bastante água se a pele seca estiver causando coceira na pele, trocando a água várias vezes ao dia, para que fique sempre fresca. Lave-a com um shampoo suave contendo aveia coloidal para acalmar sua pele. Você pode fazer um chá natural com raminhos de erva-de-gato fresco e aplicar o líquido com uma bola de algodão na pele do seu gato para aliviar a coceira, ou banhá-la nele. Tinturas naturais feitas com raiz de dente-de-leão aplicadas na pele também podem ajudar com a coceira, de acordo com a WebMD.