Como Liquidar Sua Própria Reivindicação De Seguro Sem Um Advogado

Autor: | Ultima Atualização:

Confirme sua oferta de acordo por escrito.

Estabelecer sua própria reivindicação de seguro sem um advogado envolve conhecimento do processo de sinistros e uma compreensão de qual vale a pena. Ajustadores e outros profissionais de sinistros que trabalham para a companhia de seguros não têm conhecimento jurídico aprofundado, então você não precisa de treinamento legal para resolver o seu caso sozinho. Se sua casa foi danificada em um incêndio, você foi vítima de um acidente de carro ou sofreu um ferimento pessoal devido a negligência de outra pessoa, você pode resolver sua reivindicação sem um advogado trabalhando diretamente com sua companhia de seguros ou com a empresa do negligente.

Reunir Documentos de Apoio

Você deve ter evidências substanciais apoiando seu caso para resolver sua reivindicação de seguro de forma eficaz. Acompanhe todos os detalhes do incidente, independentemente de quão pequenos eles possam parecer. Anote imediatamente o que aconteceu e quem esteve envolvido enquanto a informação está fresca em sua mente. Obtenha relatórios policiais, se aplicável, que forneçam detalhes por escrito do incidente, incluindo ferimentos sofridos e qualquer prova de culpa da outra parte. Se você tiver testemunhas, anote seus nomes, informações de contato e quaisquer declarações que possam fornecer sobre o evento. Para receber indenização por danos materiais e ferimentos, reúna documentos referentes a tratamentos médicos, incluindo fisioterapia e despesas de reabilitação. Incluir salários perdidos e danos à propriedade pessoal. Se o incidente causou dor e sofrimento ou angústia emocional, como medo ou ansiedade, você pode ter direito a uma compensação adicional.

Apresentar uma reclamação

Após coletar evidências para apoiar seu caso, você deve registrar uma reclamação com o seguro. empresa. A reclamação é um pedido formal à empresa que solicita o pagamento de acordo com os termos do contrato de seguro. Dependendo da situação, você pode registrar uma reclamação junto à sua companhia de seguros ou à seguradora da seguradora. A empresa pode fornecer um formulário de solicitação ou você pode usar um formulário ou modelo geral para notificar a empresa sobre sua reivindicação. Mantenha os detalhes simples e factuais com uma descrição concisa do que aconteceu. Inclua danos à propriedade pessoal e quaisquer danos sofridos. Confirme se as suas informações de contato - como seu nome, endereço, número de telefone e endereço de e-mail - são precisas para garantir a entrega dos materiais de sinistros em tempo hábil.

Negocie um Acordo

Uma vez que a companhia de seguros recebe sua solicitação compensação, um regulador de sinistros será atribuído ao seu caso. O avaliador verifica a validade da reivindicação e revisa os fatos do caso para determinar uma liquidação. O avaliador geralmente oferece um valor de liquidação significativamente inferior ao seu pedido original. Contador com um valor superior à oferta da empresa, mas ligeiramente inferior à sua primeira demanda. Não deixe a companhia de seguros saber o seu lucro até que você esteja confiante de que não pode receber um acordo maior. Depois que você atingir um valor mutuamente aceitável, obtenha os detalhes do acordo por escrito. Não feche o estojo até ter certeza de que todos os ferimentos estão estáveis ​​e os danos foram reparados. Manter o estojo aberto permite que você solicite uma indenização adicional caso ocorram novas lesões como resultado do incidente

Dicas e avisos

Embora muitos casos menores de automóveis, imóveis ou danos pessoais possam ser resolvidos sem um advogado, pode ser necessário procurar o conselho de um advogado se o caso envolver lesões físicas significativas ou negligência médica. Se você tentar resolver a reclamação por conta própria e a companhia de seguros se recusar a cooperar ou pagar, um advogado experiente pode ajudá-lo a obter uma resposta - ou chegar a um acordo com - a transportadora.