Como Vender Um Carro Para Um Membro Da Família

Autor: | Ultima Atualização:

Tratar uma venda para um membro da família como qualquer outra transação financeira

O processo de vender um carro a um membro da família não é diferente vendendo um carro para um estranho ou concessionária. No entanto, pode ser mais complicado emocionalmente, especialmente se você está emprestando dinheiro ao seu familiar ou exigindo que ela faça pagamentos mensais. Pode ser tentador confiar na palavra de um ente querido, mas um contrato de venda pode protegê-lo e garantir que seu membro da família leve suas obrigações a sério.

Obtenha uma estimativa sobre o valor de seu veículo de uma fonte respeitável como Kelley Livro Azul. Converse com seu familiar sobre o preço antecipado e decida se você vai dar um desconto e quem vai financiar a venda. Algumas pessoas optam por vender para seus familiares e financiar o negócio, e nesse caso o seu familiar fará pagamentos mensais para você.

Negocie os termos do acordo. Aborde se haverá um adiantamento, como e quando os pagamentos serão feitos e, se você estiver financiando a venda, quanto de juros você cobrará. Coloque os termos do acordo por escrito. O contrato não precisa ser complexo. Basta delinear o adiantamento, pagamentos mensais e quaisquer outros termos com os quais você concorda. Se você planeja cobrar multas por atraso a seu familiar, se ele não pagar ou retomar o pagamento do carro, se os pagamentos não forem feitos, você precisa deixar isso explicitamente claro.

Cobrar o pagamento - se você precisar - do seu familiar, então assine o título para ela. Isso fará com que ela seja a proprietária legal do veículo. Registre uma leitura precisa do odômetro no título. Em alguns estados, você também terá que preencher uma nota de venda, então entre em contato com o Departamento de Veículos Motorizados do seu estado para saber se você precisa preencher uma nota de compra e saiba quais são as informações.

Remova sua licença placa do veículo. Seu membro da família terá que se registrar para novas placas ou transferir seus pratos para o carro dela. Certifique-se de que ela tem seguro para o carro antes de dirigi-lo. Embora você não seja responsável se o membro da sua família não tiver seguro, garantir que o seguro seja atendido pode manter seu ente querido fora de problemas.

Aviso

  • Se o membro da sua família não fizer mensalmente pagamentos no carro, isso pode causar sérios transtornos em seu relacionamento se você estiver fornecendo o financiamento. Talvez seja melhor pedir que ela financie através de um banco ou cooperativa de crédito.